Formas de Evitar a Gripe Suína H1N1
A gripe suína apareceu em 2009 e desde então ninguém conseguiu acabar com ela. Todo ano são lançadas novas vacinas contra gripe que buscam prevenir maiores catástrofes. Mas você sabe quais as formas de contágio da gripe suína? Como ela é transmitida? Tem ideia de como evitar o contágio? Então você vai gostar deste pequeno vídeo do Ministério da Saúde explicando tudo sobre a doença. Aprenda agora as formas de evitar a gripe suína H1N1.
Formas de Evitar a Gripe Suína H1N1
Formas de contágio e como evitar
Transmissão direta é a aspiração de gotículas expelidas por espirro ou tosse e pela fala. Você pode evitar este tipo de contágio cobrindo o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, é importante usar um lenço de preferência descartável. Evite também locais muito cheios e contato direto com alguma pessoa doente.
Transmissão indireta é quando a pessoa tem o contato com algum objeto contaminado como, por exemplo, uma mesa ou as barras do ônibus. A pessoa entra em contato com o vírus e depois coloca as mãos no rosto em contato com os olhos, nariz e boca. Outra transmissão indireta é quando uma pessoa espirra ou tosse na própria mão e cumprimenta outra pessoa dando aperto de mão ou entrando em contato com a parte superior da torneira ou maçaneta que a pessoa infectada tenha tocado. Para se prevenir contra este tipo de contágio, tente evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
Lave bem as mãos, frequentemente, com água e sabão, principalmente depois de tossir, espirrar ou cumprimentar pessoas gripadas! Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal com uma pessoa infectada.
Produtos à base de álcool 70%, tipo aqueles cremes que vendem em farmácias para limpar as mãos, também ajudam a prevenir da gripe suína.
Evite contato com pessoas doentes!