Techie

Como formatar cartão SD no Android


Se você usa cartão SD no Android já deve ter acontecido dele parar de funcionar ou começar a causar erros do nada. O cartão SD é como o smartphone, de vez em quando precisamos formatá-lo para configurações de fábrica para tentar corrigir erros e problemas. Veja agora como formatar cartão SD no Android, sem precisar usar computador ou qualquer outro programa, você pode fazer tudo direto no dispositivo.

É importante lembrar que ao formatar o cartão SD você estará apagando tudo que tem gravado nele, portanto tenha certeza de ter feito backup das fotos, música ou qualquer outro dado antes de realizar o processo.

Como formatar cartão SD no Android

Antes de realizar a formatação verifique se o cartão SD está inserido no smartphone, é preciso remover a tampa da bateria para ver o slot do cartão, em alguns dispositivos o slot fica embaixo da bateria, se esse for seu caso, será preciso removê-la também. Já em outros dispositivos o slot do cartão SD costuma ficar na parte lateral.

Para realizar a formatação clique no botão “Todos os apps” e selecione a opção “Configurar” (Configurações).

formatar cartão SD no Android 1  formatar cartão SD no Android 2

Entre em “Armazenamento”. Dentro de armazenamento desça na tela toda e clique na opção “Formatar cartão SD“. Se a opção não estiver clicável, será preciso primeiro clicar em “Desativar cartão SD” e depois em “Formatar”.

formatar cartão SD no Android 3  formatar cartão SD no Android 4

Confirme clicando no botão “Formatar cartão SD”.

formatar cartão SD no Android

Você terá que confirmar mais uma vez clicando em “Apagar tudo”. Quando terminar a formatação talvez seja necessário clicar na opção “Ativar cartão SD” para ele ser reconhecido pelo aparelho (esta opção aparecerá no mesmo local onde clicou em “Formatar cartão SD”). Depois disso você poderá usá-lo normalmente. No Android o cartão SD é formatado para o sistema de arquivos FAT32.

Você pode usar a formatação sempre que o cartão SD estiver com algum problema. Uma dica para não causar problemas de leitura no cartão é nunca removê-lo do dispositivo quando estiver visualizando dados gravados ou removê-lo com o dispositivo ligado. Caso precise remover o cartão SD com o dispositivo ligado, primeiro entre nas opções de “Armazenamento” como mostrado acima e aperte a opção “Desativar cartão SD”.

OBS: É importante lembrar que no Android 6 (Marshmallow) é possível escolher se quer que o sistema trate o cartão como armazenamento interno ou armazenamento portátil. No armazenamento interno o cartão SD será uma extensão da memória interna do aparelho e o cartão não será mais reconhecido pelo computador, já no armazenamento portátil ele irá funcionar como um cartão SD comum.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!