Iumi, quais os efeitos deste anticoncepcional?
iumi, quais os efeitos deste anticoncepcional? Tem algum perigo para saúde tomar o iumi junto com outro medicamento? Neste post explicaremos sobre os efeitos colaterais deste anticoncepcional fabricado pela Libbs Farmacêutica Ltda, mesmo fabricante do Gestinol, Elani Ciclo e Nactali. Se interage com outros medicamentos, se há perigo de trombose e se tem restrições quanto ao uso.
iumi, quais os efeitos?
O Iumi é composto por 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol. Quase a mesma composição do Yasmin, mas este contém 0,03 mg de etinilestradiol.
Estes são os principais efeitos colaterais do Iumi:
- alterações de humor;
- depressão;
- enxaqueca;
- náuseas;
- dor nas mamas;
- sangramento entre períodos menstruais;
- diminuição ou perda do desejo sexual (reações incomuns);
- eventos tromboembólicos arteriais e venosos (eventos raros).
Algumas pessoas pensam que o Iumi e outros anticoncepcionais fazem engordar. Mas a verdade é que os anticoncepcionais não engordam. Um review com 44 estudos verificou que a pílula até faz a mulher ganhar um quilo ou dois, mas esses quilos costumam desaparecer depois de uns três meses. Ganhos de quilo acima desses valores, pode ser devido ao aumento do consumo de calorias no dia a dia, e não devido ao contraceptivo.
Se tiver algum dos efeitos especificados acima ou algum outro efeito colateral que não descrevemos, fale imediatamente com seu médico. Ele irá analisar para saber se deve continuar ou não com este contraceptivo.
Tem risco de trombose nos efeitos do iumi?
Qualquer anticoncepcional tem risco de trombose e não é diferente com os que possuem a drospirenona como princípio ativo. O risco é o mesmo que nos contraceptivos composto de acetato de ciproterona e etinilestradiol, ou desogestrel e gestodeno. Mas é 50 a 80% maior do que os contraceptivos como o Ciclo 21, que contém levonorgestrel com etinilestradiol.
Por isso ele não é recomendado para mulheres que tenham história anterior ou atual de trombose venosa profunda, história anterior ou atual de tromboembolismo, doença vascular cerebral (derrame) ou coronariana arterial (infarto do coração), valvulopatias trombogênicas, distúrbios trombogênicos, trobofilias hereditárias ou adquiridas, histórico de níveis altos de colesterol ou pressão alta. Também não é recomendado para mulheres que fumam e se tem enxaqueca.
Quando não usar este contraceptivo com drospirenona?
O Iumi não deve ser usado por mulheres que apresentem uma das condições abaixo:
- história anterior ou atual de trombose venosa profunda;
- história anterior ou atual de tromboembolismo, doença vascular cerebral ou coronariana arterial;
- histórico de doenças que podem ser sinal de ataque cardíaco ou derrame;
- presença de risco de formação de coágulos arteriais ou venosos;
- histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos;
- diabetes com envolvimento vascular;
- histórico de doença no fígado;
- histórico de carcinoma da mama;
- mau funcionamento dos rins;
- presença ou antecedente de tumor no fígado;
- sangramento vaginal sem causa determinada.
Não utilize este medicamento se estiver com suspeita de gravidez.
Atenção! Caso ocorra vômito ou diarreia intensa até 3 ou 4 horas após a ingestão do comprimido, é como se você nem tivesse tomado, pois o iumi perde sua eficácia.
Remédios que podem interagir com iumi
Alguns medicamentos podem reduzir a eficácia do iumi ou causar sangramento inesperado, pois interagem com substâncias do contraceptivo, são eles:
- remédios para epilepsia como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato;
- medicamentos para tuberculose como a rifampicina;
- remédios para AIDS e Hepatite C;
- medicamentos para infecções fúngicas como griseofulvina, antifúngicos azólicos, por exemplo, itraconazol e outros;
- medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio como verapamil;
- remédios para artrites e artroses;
- medicamentos com Erva de São João.
Suco de toranja também não é recomendado.
Além disso, o próprio Iumi pode interferir na eficácia de medicamentos como a ciclosporina, lamotrigina, melatonina, midazolam, teofilina e tizanidina.
Sempre verifique a bula de qualquer remédio se estiver fazendo uso do iumi. Ele também pode interferir em exames laboratoriais, portanto alerte seu médico e ao laboratório, caso seja necessário realizar algum exame de sangue e urina.