Variedades

Como limpar esponja de cozinha corretamente

Temos o costume de usar a esponja da cozinha não só para lavar louça mas também para remover sujeira do fogão ou para limpar a pia e a pedra da pia. Estudos recentes mostraram que a esponja vai acumulando milhares de bactérias nojentas, mas nenhuma é realmente prejudicial para o corpo humano ou vai causar sua morte. Mas tem como limpar esponja de cozinha corretamente? Alguma maneira de remover estas bactérias? Saiba mais abaixo.


Como limpar esponja de cozinha corretamente

É importante lembrar que depois de você limpar a esponja ela ficará suja novamente e rápido. Pois as bactérias costumam voltar para o mesmo lugar rapidamente. O estudo também mostrou que os tipos e quantidade de bactérias mudam de acordo com a cozinha, mas nenhuma delas pode causar doenças graves em pessoas saudáveis.

De acordo com o estudo não existe maneira correta mas eles recomendam quatro maneiras para limpar a esponja da cozinha. Você pode escolher a que preferir.

1. Colocar a esponja na máquina de lavar roupa com sabão e alvejante e lave no ciclo normal de lavagem.

2. Colocar a esponja no microondas e deixar por 1 minuto na potência alta (é importante ficar tomando conta para caso ocorra algum imprevisto como ela pegar fogo, se isto acontecer pare o microondas)

Como limpar esponja de cozinha corretamente

Como limpar esponja de cozinha corretamente

3. Colocar a esponja na máquina de lavar louça no ciclo mais longo e a temperatura mais alta possível. Deixando inclusive no ciclo de secagem.

4. Colocar a esponja em um potinho e deixá-la submersa na água sanitária diluída por um minuto (em limpeza recomenda-se colocar quatro colheres de sopa de água sanitária em um litro de água).

É importante não ficar reutilizando a esponja por longos períodos pois o ecossistema das bactérias muda com o tempo. Eles não especificam de quanto em quanto tempo deve-se trocá-la. Mas recomendam que a pessoa coloque esta esponja para limpar banheiro ou algo parecido. Antes de utilizá-la para outra função limpe a esponja usando uma das maneiras especificadas acima.

Se você puder comprar um pacote com quatro esponjas por mês, troque a cada semana. Se não puder, troque de mês em mês.

Curiosidade! O cheiro ruim na esponja é causado pelo metabolismo da bactéria pois ela come gordura e excreta gordura. Este excremento de gordura fede.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!