Multiuso ou multiúso, qual o correto?
Multiuso ou multiúso, qual o correto? Devo escrever a palavra multiúso com acento ou sem acento? Foi escrever a palavra multiúso e ficou na dúvida da forma correta de escrevê-la? Neste post explicamos porque multiúso deve ser escrito com acento. Também deixamos claro, que a palavra multi-uso separada por hífen está errada, não existe. Aproveite para conferir como escreve a partir de ou apartir de,
Qual o correto, escrever multiuso ou multiúso, com acento?
Você já deve ter reparado escrito nos produtos de limpeza a palavra multiuso, tudo junto sem acento. Embalagens das mais variadas marcas como Veja, Ajax, Cif, Ypê, aparece escrito multiuso. Por isso acabamos achando que esta é a forma correta de escrever. Mas infelizmente não é, está errado.
Portanto, a palavra tem que ser escrita com acento:
Multiúso
Conforme o novo acordo ortográfico, a junção do prefixo Multi com o substantivo Uso, deu origem a uma nova palavra. Pelas regras ortográficas, o I e o U que fizerem hiato com a vogal anterior (não ficarem na mesma sílaba que a vogal), devem ser acentuados para desfazer o ditongo.
Na separação das sílabas fica MUL-TI-Ú-SO.
É a mesma regra, por exemplo, para Suíça, neste caso é o I quem é acentuado (SU-Í-ÇA). Outros exemplos são ciúme, prejuízo, viúvo, miúdo, ruína, juízes, reúso, reúne, saúde, saída, egoísmo, países, raízes, baú, Piauí etc.
Somente não irá acentuar o I ou U dos hiatos quando eles formarem palavras paroxítonas e forem precedidos de ditongos. Se formarem hiato com ditongo decrescente na vogal anterior. Ditongo decrescente é aquele em que a vogal vem antes da semivogal, o som começa mais potente e depois enfraquece. Alguns exemplos: bai-u-ca, boi-u-no, fei-u-me, Sau-i-pe, Bo-cai-u-va, Gua-i-ra.