O que fazer depois que comprar um notebook
O que fazer depois que comprar um notebook? Já falamos aqui no site quais recursos você precisa verificar ao comprar um notebook novo. Neste post vamos dar algumas dicas sobre o que fazer assim que comprar ou ganhar um notebook novo, como configurar para durar mais tempo e não ter dor de cabeça com problemas depois.
O que fazer depois que comprar um notebook
Atualize o sistema operacional
Sim, não importa se seu notebook é Windows, Linux, Mac ou Chrome OS, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar se há atualizações, pois muitas destas atualizações corrigem falhas graves no sistema.
Windows
No Windows basta clicar no botão iniciar e depois na engrenagem para abrir as configurações. Dentro das configurações entre em “Atualização e Segurança” e clique em “Verificar se há atualizações”. Aguarde baixar e instalar, talvez seja necessário reiniciar, quando reiniciar verifique novamente se não tem mais atualizações.
Linux
No Linux você terá que usar os comandos no Terminal:
sudo apt-get update
ou
sudo apt update
Para upgrade do sistema digite:
sudo apt-get upgrade
ou
sudo apt upgrade
Mac
No Mac é só clicar na maçã para abrir o menu Apple, depois clique em “Preferências do sistema” e clique em “Atualização de software”. Ele irá puxar atualizações do sistea e dos aplicativos.
Em versões anteriores ao Mojave é preciso abrir a Mac App Store. Clique na lupa ou aperte no teclado Command + barra de espaço. Em seguida digite App Store. Quando abrir é só clicar em “Atualizações” e depois no botão “Atualizar tudo”.
ChromeOS
No ChromeOS ele puxará automaticamente as atualizações assim que você se conectar na internet. Para instalar será preciso reiniciar o notebook.
Remova programas porcarias bloatware
Esta dica é mais para quem comprou notebook Windows. Os bloatwares são programas pré-instalados no sistema que a maioria das pessoas não vai utilizar. Eles não costumam vir instalados no Mac, Linux e ChromeOS.
Para remover clique no botão iniciar e depois na engrenagem. Entre em “Aplicativos”. Na tela “Aplicativos e recursos” você poderá desinstalar todos programas que tem certeza que não vai usar.
Atualize a placa de vídeo
Se seu notebook tem placa de vídeo provavelmente o driver deverá estar desatualizado. Portanto verifique se há atualização para a sua placa de vídeo na página do fabricante Nvidia (no caso da Nvidia você pode instalar o Geforce Experience que puxa as atualizações automaticamente) ou AMD.
Instale antivírus
O recomendado é instalar antivírus em qualquer notebook que você comprar, não importa se é Windows, Linux ou Mac, para todos eles existem vírus que podem prejudicar o funcionamento do dispositivo. No caso do ChromeOS já vem com proteção contra vírus.
Para todos eles existem antivírus gratuitos e pagos. Algumas dicas de gratuitos são essas:
- Windows – Windows Defender (já vem instalado, mas somente se usar um antimalware junto), Avast, AVG, Kaspersky ou Bitdefender
- Linux – ClamAV (sudo apt-install clamav) ou Sophos
- Mac – Avast, Malwarebytes ou Sophos
Verifique as opções de energia
Se você vai utilizar muito o notebook na bateria, é importante modificar algumas configurações para economizar energia.
Windows
No Windows você pode clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone da bateria e selecionar “Opções de energia”. Na janela que abrir vão aparecer algumas opções pré-configuradas, normalmente tem “Equilibrada”, “Economia de energia” e “Fabricante (Dell, Samsung etc)”.
O ideal é deixar no modo de energia do fabricante, mas se for utilizar na bateria escolha “Economia de energia” para a bateria durar mais tempo.
Outra dica é deixar ativada a opção para hibernar ou suspender notebook, assim ele irá economizar mais energia quando não estiver utilizando.
Mac
Aproveite os recursos de Economizador de Energia do Mac. Você pode abrí-lo clicando na maçã para abrir o menu Apple, depois entre em “Preferências do sistema”. Clique em “Economizador de Energia”.
Você poderá escolher em quanto minutos é para desligar o monitor, colocar discos rígidos em repouso e outras opções.
Linux
No Linux basta clicar no ícone da bateria e selecionar “Configurações de energia”. Na janela que abrir você poderá escolher se quer suspender o notebook depois de tanto tempo, o que fazer quando fechar a tampa e modificar configurações de brilho da tela.
Instale programas de armazenamento na nuvem
Se você usa Dropbox, Google Drive ou OneDrive, lembre-se de instalá-los para puxar seus arquivos. Além disso, é uma ótima maneira de guardar seus arquivos mais seguros, assim se acontecer algum problema com o computador, você não vai perder os arquivos importantes que tinha guardado.
Não use notebook no colo sem mesa
Seu notebook tem saídas de ar para ventilar a CPU, estas saídas não podem ficar obstruídas, portanto, não utilize o notebook no colo se não tiver uma mesa/bandeja para colocá-lo. Nem em cima da cama, do sofá, no carpete, em nada que esteja tapando as saídas!
Estas mesmas saídas de ar vão ficando obstruídas de sujeita com o tempo, lembre-se sempre de limpá-las, se necessário use aspirador.
Configure o sistema como preferir
Agora configure seu notebook como você preferir, modifique tema, adicione papel de parede etc.
Windows
No Windows 10 você poderá personalizar rapidamente clicando no botão iniciar e depois na engrenagem. Na janela das configurações clique em “Personalização”.
Além disso, no menu iniciar é possível remover blocos ou desinstalar programas clicando com botão direito do mouse.
Algumas dicas do Windows 10 você pode encontrar aqui no site, inclusive opções de privacidade que queira desativar.
Mac
No Mac também é possível selecionar para o papel de parede mudar sozinho, basta clicar na maçã para abrir o menu Apple, depois “Preferências do sistema”. Clique em “Mesa e protetor de tela” e escolha como preferir. Nesta página tem mais detalhes.
Além disso, também é possível modificar as cores, deixar automático, ativar modo escuro e muito mais.
Instale seus programas favoritos
Em seguida instale os programas que mais usa. Algumas dicas de programas essenciais abaixo.
Windows
- Navegadores – Chrome e Firefox
- Streaming de música – Spotify, Google Play Música, Apple Music
- Office – Google Docs, Libreoffice
- Editor de imagem – Paint.net (mais completo que o Paint)
- Player de vídeo – VLC (para vídeos baixados da web)
- Tirar fotos da tela (apesar do Windows ter um embutido) – PicPick, ShareX ou Greenshot
- Descompactador de arquivos – PeaZip
Linux
- Programa gráfico para instalar pacotes – Synaptic Package Manager
- Navegadores – Chrome ou Firefox (disponíveis na central de programas)
- Player de vídeo – VLC Media Player (disponível na central de programas)
- Editor de imagens – GIMP (disponível na central de programas)
- Tirar fotos da tela – Flameshot
Mac
- Navegadores – Chrome, Firefox
- Player de vídeo – VLC
- Streaming de música – Spotify, Apple Music
- Descompactador de arquivos – The Unarchiver
Cuidados com a bateria
Manter a bateria conectar no notebook o tempo todo não estraga a bateria, o problema é que ela vai perder sua capacidade de carregamento mais rápido. Também não é recomendado ficar tirando a bateria quando estiver na tomada, pois qualquer queda de luz poderá causar problemas no dispositivo.
No caso de notebook da Dell, Samsung e outras fabricantes, eles vêm com um gerenciador de bateria que fica verificando o carregamento, descarrega automaticamente e carrega de tempos em tempos, para a bateria não perder sua capacidade. É interessante deixar este gerenciador ativado principalmente se você usa o notebook apenas na tomada.
Se você costuma usar o notebook apenas na tomada, de vez em quando tire e use na bateria, para garantir que ela fique funcionando em sua total capacidade.
Estas são as principais dicas sobre o que fazer depois que comprar um notebook novo. Você costuma realizar alguma outra modificação? Conte-nos pelos comentários.