Quais recursos verificar ao comprar um notebook


Quais recursos verificar ao comprar um notebook? O que devo levar em consideração ao comprar um notebook, quais recursos não devem ser negligenciados? Abaixo falaremos um pouco sobre estes recursos e ajudá-lo um pouco a se decidir qual notebook comprar.

Quais recursos verificar ao comprar um notebook

Processador

O primeiro recurso a verificar é o processador, atualmente os mais comuns são Intel Core i3, i5 e i7, sendo o i7 o mais rápido e mais caro deles.

Algumas dicas sobre eles:

  • Intel Core i3 – indicado para quem não faz muita coisa no computador, para navegar na web, usar Office, fazer ligações e entrar em rede sociais (costuma ter desempenho bem inferior ao i5)
  • Intel Core i5 – para usuários intermediários que querem notebook com bom desempenho e que não seja caro. É possível usar para jogos desde que tenha placa de vídeo
  • Intel Core i7 – usuários avançados, que deixam várias janelas abertas de tarefas diferentes ao mesmo tempo (o melhor deles)

Recomendamos i5 ou i7. Se não puder comprar estes, dê preferência ao i3 em relação ao Intel Celeron e Intel Atom.

Armazenamento SSD ou HD

Se você costuma guardar muitos arquivos como fotos, músicas e filmes, então o ideal é comprar um notebook com HD de 500 GB ou superior.

Quem está procurando um notebook mais rápido, sem necessidade de guardar muitos arquivos, o ideal é notebook com SSD. Muitas pessoas acham besteira, mas o SSD modifica completamente a eficiência do Windows. Escolha um com, no mínimo, 240 GB SSD. Menos que isso ficará quase todo ocupado pelo Windows.

Coruja usando laptop notebook
Quais recursos verificar ao comprar um notebook

Para quem não tiver problema de preço, compre notebook que tenha SSD e HD juntos.

Tenha atenção ao comprar pois alguns notebooks atualmente estão vindo com apenas 32 GB de SSD. O que não é suficiente nem para o sistema operacional. Se não tiver como comprar com 240 GB SSD então prefira notebook com HD.

Memória RAM

Sempre procure pelo modelo de notebook com o máximo de RAM que seu dinheiro puder pagar. Nunca menos de 4GB de RAM pois poderá ter problemas com desligamento do computador, se possível de 8GB para cima.

Dê preferência para modelos com RAM DDR4 pois consome menos energia e é mais eficiente.

Placa de vídeo

O ideal é comprar o notebook que tenha alguma placa de vídeo, principalmente quem vai usar para editar vídeos, fotos ou jogar jogos. Para jogos o ideal é placa de 4GB ou superior.

Um notebook apenas com gráficos integrados (Intel HD Graphics) não tem tanta eficiência como um com placa de vídeo dedicada (NVIDIA e AMD).

Tamanho e resolução da tela

O tamanho da tela vai depender do tamanho do notebook que você quer. Para quem vai carregar muito, o ideal é 11 ou 13 polegadas. Quem for usar como computador de mesa pode escolher um de 15 ou 17 polegadas.

A resolução da tela é a resolução da imagem em pixels. As resoluções mais comuns atualmente são 1366 x 768 (HD) e 1920 x 1080 (Full HD). Sendo que a última normalmente deixa o notebook mais caro, lembrando que quanto maior a resolução melhor a qualidade da imagem.

No caso da 1366 x 768 os ícones e textos ficam maiores e fáceis de ler, mas não consegue ocupar muita coisa na tela. Quem quiser abrir várias janelas de programas ao mesmo tempo, o processo fica bem ruim, pois não tem como deixar uma ao lado da outra.

Na 1920 x 1080 você consegue ver tudo na tela, mas algumas pessoas podem achar o texto e ícones pequenos demais (este problema pode ser solucionado modificando as configurações do Windows). É a melhor resolução se você costuma utilizar mais de um programa ao mesmo tempo.

Teclado iluminado

Para quem costuma trabalhar em local escuro procure notebook com teclado iluminado, não é essencial para a maioria das pessoas, mas é útil para quem trabalha no escuro.

Entradas e portas

As entradas USB são muito importantes principalmente se você usa muito pendrive e costuma carregar celular no computador. Elas também podem ser usadas para conectar HD externo, mouse e teclado. Dê preferência para modelos com, pelo menos, duas portas USB ou mais.

A porta HDMI também é importante se você quiser conectar o notebook em monitor externo ou até na televisão. Portanto verifique se tem uma no notebook que você está querendo.

Resumindo quais recursos verificar ao comprar um notebook

Estes são os principais recursos para você levar em consideração ao comprar seu notebook: processador, armazenamento HD ou SSD, memória RAM, placa de vídeo, tamanho e resolução da tela.

Tenha atenção com o armazenamento! Como falado anteriormente, vários modelos de notebook estão sendo vendidos com 32GB SSD sem HD, o que não é suficiente para a maioria das pessoas mesmo usando armazenamento na nuvem.

1 comentário em “Quais recursos verificar ao comprar um notebook”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.