Techie

Como criar um pen drive de instalação do Windows 7

Está cada vez mais comum no mercado encontrar equipamentos que não possuem drive ótico (o famoso drive de CD/DVD). Pensando em criar aparelhos mais leves e portáteis, as empresas estão deixando de lado este periférico, que cá entre nós, já é meio ultrapassado mesmo. Se pensarmos na portabilidade, é cada vez mais complicado carregar CDs, DVDs e afins quando pen drives e serviços de armazenamento na nuvem como Dropbox e OneDrive são muito mais práticos. Ah, mas e quando eu precisar formatar o meu computador? Como vou fazer a instalação do Windows se o equipamento não tem CD.


Isto é muito fácil de resolver e você pode fazer de duas formas:

  • Usando um pen drive de instalação
  • Usando um drive de CD/DVD externo conectado a uma porta USB

Neste post, vamos lhe ensinar a primeira alternativa e na minha opinião a mais fácil também, a de criar um pendrive de instalação do Windows 7. Se seu computador veio de fábrica com Windows 8 ou 8.1 verifique a dica no final do post.

Você vai precisar do seguinte:

  • Um pen drive de pelo menos 4GB de capacidade. Se tiver algum conteúdo no pendrive, copie para outro lugar, pois durante o processo de criação do pendrive de instalação ele será formatado e qualquer arquivo que estiver armazenado nele será perdido.
  • Uma conexão com a internet para fazer download do arquivo .ISO do Windows 7
  • Uma chave do Windows válida. Ela será necessária para fazer o download do Windows para copiar para o pendrive.

Como criar um pen drive de instalação do Windows 7

Baixando o arquivo .ISO do Windows

Antes de mais nada, você precisa de uma versão do Windows para realizar a instalação. Para isso, acesse a página da Microsoft para recuperação de software. Como neste tutorial queremos criar um pendrive de instalação do Windows 7, escolheremos esta opção. Basta clicar na imagem correspondente.

criar um pen drive de instalação do Windows 7

Na janela seguinte, o usuário precisa informar a chave da versão do Windows que possui. No campo indicado (1), informe a sua chave do Windows e clique em verificar. Se a chave for válida, logo abaixo será mostrada qual a versão do Windows que você poderá baixar. Escolha o idioma que deseja usar (2), que deve ser o mesmo da sua chave e clique em “Confirmar” (3). Você será direcionado para a página de download.

pen drive de instalação do Windows 7 (2)

Veja que estão disponíveis as versões de 32 e 64 bits. Use a versão de 32 de bits se a máquina que vai receber o sistema tem menos de 4GB de RAM. Se tiver 4GB ou mais, use a versão de 64 bits. Os links de download são válidos por 24 horas.

pen drive de instalação do Windows 7 (3)

Criar um pen drive de instalação do Windows 7

Se não fizer o download dentro deste período, será necessário informar novamente a sua chave do Windows. Basta clicar na opção desejada e aguardar o término do download.

Criando o pen drive de instalação do Windows 7

Para fazer a criação do pen drive “bootável” como os técnicos dizem, você vai precisar de uma outra ferramenta também da Microsoft. Clique neste link para fazer o download do Windows USB/DVD Download Tool. Basta clicar no botão “Download” que fica no lado direito da tela, como mostramos na imagem abaixo:

pen drive de instalação do Windows 7 (4)

Terminado o download, faça a instalação da ferramenta no seu computador normalmente, dando dois cliques no arquivo executável. Após a instalação, execute a ferramente e teremos a seguinte imagem:

pen drive de instalação do Windows 7 (5)

Clique no botão “Browse” para localizar a ISO que você baixou anteriormente.

pen drive de instalação do Windows 7 (6)

Veja que o “caminho” do arquivo já aparece. Basta clicar em “Next” para continuar com o procedimento. Logo em seguida, a ferramenta “pergunta” em qual tipo de mídia você quer gravar a imagem. Como queremos criar um pen drive de instalação, vamos escolher a opção “USB Device”.

pen drive de instalação do Windows 7 (7)

Se o pen drive já estiver conectado no computador, ele já aparecerá listado no programa (como mostramos abaixo), caso não esteja, conecte-o agora e clique na seta azul para atualizar. Assim que ele for listado na ferramenta, clique em “Begin Copying” para dar início a criação do pen drive de instalação.

pen drive de instalação do Windows 7 (8)

Lembra que lá no início eu falei que todos os dados do pen drive seriam apagados? Então! Nesta etapa, o programa pede a sua confirmação para saber se deseja mesmo apagar todos os dados que estão armazenados no pen drive. Clique em “Erase USB Device” para continuar e apagar todos estes dados.

pen drive de instalação do Windows 7 (9)

Mais uma vez o programa pede a sua confirmação para apagar todos os dados do pen drive. Clique em “Sim” para continuar a instalação.

pen drive de instalação do Windows 7 (10)

Pronto, finalmente começa a formatação do pen drive. Logo após a formatação ele irá começar a cópia dos arquivos.

pen-drive-de-instalacao-do-windows-7 (11)

Como criar pen drive de instalação do Windows 7

Depois de alguns minutos, a gravação dos arquivos é concluída.

pen drive de instalação do Windows 7 (12)

Pronto! Agora você já tem um pen drive pronto para realizar instalação do Windows 7 em qualquer dispositivo com entrada USB. Basta acessar a BIOS do equipamento e mudar a ordem de boot e escolher a unidade USB. Você pode usar o mesmo procedimento para criar um DVD de instalação do Windows, ao invés do pen drive. Mas lembre-se, é necessário ter uma chave válida para realizar a ativação do Windows.

OBS: No caso de computador comprado com Windows 8 e 8.1 de fábrica, é preciso baixar a ferramenta para criação de mídia específica para cada um. Acesse o site da Microsoft e clique em “Instalar o Windows 8.1” se seu computador veio com Windows 8.1, se veio de fábrica com Windows 8 clique em “Instalar Windows 8”. Depois é só seguir com o processo, você precisará da chave para ativar.

OBS.2: Computadores com chave OEM do Windows, a chave que vem embutida na BIOS do sistema, não têm como fazer a instalação usando as imagens disponibilizadas pela Microsoft, elas só funcionam para aqueles que possuem a chave da versão comercial. Para reinstalar Windows que tenha chave embutida na BIOS é preciso preparar o pendrive, confira neste site como fazer. Ou então solicitar o CD de reinstalação do sistema ao fabricante do computador.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 Comentários