Posso fazer implante dentário pelo SUS?

Posso fazer implante dentário pelo SUS? Está precisa de um implante dentário ou prótese dentária mas não tem como pagar, porque é muito caro? Pois saiba que pelo Sistema Único de Saúde é possível conseguir realizar o procedimento através do programa Brasil Sorridente, da Política Nacional de Saúde Bucal, criada em 2003. Abaixo explicamos o que você precisa fazer para conseguir realizar o implante, quem tem direito e outros detalhes do programa.


Como fazer implante dentário ou prótese pelo SUS?

Para saber se é possível solicitar um implante dentário ou prótese dentária pelo SUS, acesse esta página oficial do Programa Brasil Sorridente. Vai abrir uma página mostrando o mapa com as cidades atendindas com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Clique no estado em que você mora para verificar se a sua cidade possui este serviço.

Na janela que abrir aparece uma lista com o nome das cidades atendidas, listadas em ordem alfabética. Se o nome da sua cidade aparecer na lista, é porque o SUS da sua cidade oferece o serviço gratuito.

Neste caso basta comparecer no Posto de Saúde da sua cidade, levando a carteirinha do SUS, e solicitar a prótese ou implante pessoalmente. O atendente irá cadastrar seus dados, verificar seus dentes e realizar o agendamento da consulta. Na consulta o ortodontista irá fazer análise bucal, se for prótese ele irá realizar o molde da boca.

Dicas sobre saúde dos dentes

Essa consulta pode demorar até três meses, pois depende da urgência do caso. Casos em que há acidentes, problemas de mastigação, entre outros, costumam passar a frente na fila. Lembrando que cada cidade tem uma quantidade específicas de próteses gratuitas oferecidas pelo SUS no ano, caso a sua cidade tenha atingido o limite, provavelmente será preciso aguardar para o ano seguinte.

Infelizmente não são todas as cidades do Brasil que estão inscritas no programa, têm muitas cidades que não aparecem nas listas. Para não perder tempo indo até o Posto de Saúde de onde você mora, verifique pelo site especificado no início, se sua cidade aparece na lista.

Além de próteses e implantes dentários, o SUS também oferece outros serviços relacionados à Saúde Bucal, pelo mesmo programa Brasil Sorridente. Caso você não necessite de prótese/implante, mas esteja com algum outro problema com seus dentes, verifique no Posto de Saúde se o procedimento está disponível gratuitamente pelo SUS. Eles também realizam cirurgias dentárias, instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos, remoção de cáries, remoção de siso, exames para detectar câncer bucal e outros.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.