Quais máscaras são melhores para se proteger da Covid-19


Quais máscaras são melhores para se proteger da Covid-19? Um estudo que será publicado no Journal of General Internal Medicine mostrou que poucas partículas são transmitidas quando as pessoas usam máscara para cobrir a boca e o nariz. A máscara protege tanto a pessoa quanto as pessoas à sua volta. Além de proteger para não pegar, ela pode ainda fazer com que a doença seja menos severa, pois a pessoa entra em contato com menos partículas infectadas.

Quais máscaras são melhores para se proteger da Covid-19

Outro estudo então analisou a eficiência de vários tipos de máscaras mostrando quantas gotículas passavam através da máscara na fala normal. Explicaremos sobre essas máscaras a seguir. Mas atenção! Este estudo não avaliou a emissão de partículas menores como aerossóis, foi somente de gotículas.

Os desenhos abaixo foram tirados do The Times. Quanto mais próximo de “0” (zero) melhor é a filtragem da máscara, menos gotículas são expelidas. Quanto mais próximo de “1” pior é a filtragem, sendo “1” o valor da emissão de gotículas sem uso de máscara.

N95 ajustada

A N95 sem válvula é a máscara utilizada por profissionais da saúde por ser a mais eficiente de todas. Mas como é recomendada para profissionais da saúde, alguns países estão pedindo para pessoas comuns evitarem seu uso.

Máscara N95 ajustada, melhores máscaras para se proteger da Covid-19

Máscara cirúrgica com 3 camadas

A máscara cirúrgica de 3 camadas é um pouco menos eficiente do que a N95, mas também protege bem a pessoa. Ela liberou pouquíssimas gotículas no teste. É uma máscara descartável que costuma se prender na orelha.

Máscara cirúrgica 3 camadas é uma das melhores para se proteger da Covid-19

Máscara camada algodão-polipropileno-algodão

A máscara com duas camadas de algodão e uma de polipropileno (material sintético) no meio, se mostrou a mais eficiente entre as máscaras de tecido, que não são feitas para profissionais da saúde.

As camadas extras reduzem tanto as gotículas expelidas na fala quanto na tosse e espirro.

Máscara camada algodão-polipropileno-algodão

Máscaras 2 camadas de polipropileno para se proteger da Covid-19

Máscara com apenas duas camadas de polipropileno (material sintético), protegeu um pouco menos que a com o algodão, mas também foi bastante eficiente contra as gotículas. O polipropileno é interessante, pois o vírus parece não sobreviver nele por muitop tempo.

Máscara 2 camadas de polipropileno

Máscaras pregueadas com 2 camadas de algodão e sem costura

Nas máscaras feitas apenas de algodão, escolha um tecido de alta densidade, para quando colocar contra luz não ser possível visualizar os poros. Caso esteja vendo, então utilize mais camadas na máscara.

Máscaras pregueadas com 2 camadas de algodão

Máscara N95 com válvula

A máscara N95 com válvula protege a pessoa muito bem, mas infelizmente não protege as pessoas ao redor dela. Isso porque o ar é expelido pela válvula, ou seja, se a pessoa estiver com Covid, irá liberar o vírus todo no ar.

máscara N95 com válvula

Máscara 2 camadas de algodão que se ajusta ao rosto (Máscara Olson)

Estilo de máscara criado por uma enfermeir, com um corte especial que se encaixa na área do nariz e da boca. É bom para uso pessoal, veja a receita aqui.

Máscara 2 camadas de algodão que se ajusta ao rosto

Máscara parecida com cirúrgica mas apenas uma camada

Existem algumas máscaras descartáveis que são muito parecidas com a máscara cirúrgica, mas elas possuem apenas uma camada de tecido. Ela não protege da mesma forma que a cirúrgica, deixando passar muito mais gotículas. Tenha cuidado.

Máscara parecida com cirúrgica mas apenas uma camada

Máscara pregueada com 1 camada de algodão

Máscara com as dobrinhas (pregueada) e apenas uma camada mal feita de algodão. Evite uso de máscaras com apenas uma camada, elas não são recomendadas pela OMS. As três camadas têm um propósito, a primeira de dentro absorve as gotículas, a do meio que funciona como um filtro e a última de fora feita de material não absorvente como o poliéster.

Máscara pregueada com 1 camada de algodão

Máscara pregueada com 2 camadas finas de algodão e folgada no rosto

Máscaras que ficam folgadas e não se ajustam corretamente no nariz e boca, são uma péssima opção. A máscara folgada permite que várias gotículas sejam expelidas no ar, aumentando o risco das pessoas em volta de você.

Máscara pregueada com 2 camadas finas de algodão e folgada no rosto

Máscara tricotada

Os pesquisadores utilizaram uma máscara com tecido mais solto, como as tricotadas. Ela não se mostrou eficiente por ter poros maiores, permitindo que partículas entrem pela máscara. A lavagem e secagem ainda pode piorar a situação pois aumentam esses poros.

Máscara tricotada

Bandana

A bandana não foi nada eficiente na proteção contra as partículas. Ela até pode reduzir as partículas expelidas na tosse, mas é péssima para parar gotículas menores.

Bandana com duas camadas

Faixa de pescoço Fleece não é bom para se proteger da Covid-19

A faixa de pescoço conhecida como Fleece é muito comum no exterior devido ao frio. Ela foi a pior de todas, sendo pior até do que se a pessoa não utilizasse máscara. Isso acontece pois os poros no tecido quebram as partículas grandes em partículas pequenas, que permanecem no ar por mais tempo.

Faixa de pescoço Fleece não é bompara se proteger da Covid-19

Imagem das máscaras utilizadas no estudo para se proteger da Covid-19

  1. Máscara cirúrgica de 3 camadas
  2. N95 com válvula extrusora
  3. Máscara tricotada
  4. Máscara com duas camadas de polipropileno
  5. Máscara camada de algodão-polipropileno-algodão
  6. Máscara parecida com cirúrgica mas apenas uma camada
  7. Máscaras pregueadas com 2 camadas de algodão
  8. Máscara 2 camadas de algodão que se ajusta ao rosto (Máscara Olson)
  9. Máscaras pregueadas com 2 camadas de algodão
  10. Máscara pregueada com 1 camada de algodão
  11. Faixa de pescoço Fleece
  12. Bandana com duas camadas
  13. Máscara pregueada com 2 camadas finas de algodão e folgada no rosto
  14. Máscara N95 ajustada sem válvula
Quais máscaras são melhores para se proteger da Covid-19
Quais máscaras são melhores para se proteger da Covid-19

A principal dica para quem quiser fazer uma boa máscara é colocá-la contra luz, se a luz não estiver passando entre a malha, é porque é boa. Além disso você também pode colocar a máscara e soprar uma vela, se a vela apagar é porque a máscara não é muito boa.

Sempre utilize máscaras que se molde e ajuste bem no rosto (de preferência com arame no nariz), para que o ar não escape por cima ou por baixo ou pelos lados da máscara.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.