Quais tipos de lentes de contato disponíveis?


Quais tipos de lentes de contato disponíveis? Está pensando em trocar os óculos por lentes de contato e não tem idéia dos tipos de lente que exitem disponíveis? A seguir trazemos uma lista com os tipos de lentes de contato, para o que elas são indicadas, se são seguras e prós e contras de cada uma.

Quais tipos de lentes de contato disponíveis

O mais importante antes de você escolher é falar com o oftamologista que irá ajudar a selecionar a lente mais adequada para o seu problema. As lentes que existem são:

Lentes de contato flexíveis

Este tipo de lente é um dos mais prescritos pelo oftamologista, pois são muito flexíveis e macias. Além disso possuem água em sua composição, são gelatinosos hidrofílicos ou gelatinosos de silicone-hidrogel, o que permite o oxigênio atingir a córnea facilmente.

O conteúdo de água varia entre 37% a 79% da composição da lente.

Lentes descartáveis de uso diário

São lentes mais caras do que a de uso regular, mas praticamente não há risco de infecção, pois você usa uma única vez e joga fora. O tempo de uso no dia é indicado pelo fabricante.

Quais tipos de lentes de contato disponíveis?
Quais tipos de lentes de contato disponíveis?

Normalmente indicada para pessoas que têm rotina corrida ou praticam esportes ou têm alergia aos produtos usados para limpar a lente.

Lentes descartáveis de uso mensal ou 15 dias

São para uso diário e muito mais duras do que as lentes descartáveis diárias. Devem ser higienizadas e armazenadas corretamente para não causarem infecção.

As lentes de silicone-hidrogel podem permanecer nos olhos saudáveis por 7 a 30 dias, quando devem então ser descartadas.

Lentes multi-focais

São parecidas com os óculos bifocais, são usadas por pessoas que precisam de correção tanto para leitura quando de distância. Permite correção para miopia ou hipermetropia combinados com presbiopia.

Podem ser rígidas ou gelatinosas, e é boa por ter melhor acuidade visual para amplitude de distâncias de perto e de longe, além disso permite mudança abrupta entre graduações e não precisa de óculos extra. Mas não são fáceis de se adaptar e são mais caras que as outras.

Lentes de contato tóricas

Este tipo ajuda a corrigir o astigmatismo moderado, ela possui um formato particular, curvatura acentuada, para criar diferentes potências refrativas ou de focagem nas orientações vertical e horizontal.

Pode ser encontrada na forma rígida, para alto grau de astigmatismo (e miopioa), e gelatinosa, para graus menores de astigmatismo (e miopio).

Lentes de contato gás permeáveis (RGP)

São lentes duras, rígidas, feitas da combinação de silicone, plástico e fluoropolímeros que ajudam a fazer o oxigênio e o ar passarem pelas lentes, por isso o nome gás permeáveis. A própria lente protege os olhos ajudando na oxigenação, e não somente as lágrimas. Isso evita inchaço e visão embaçada.

Lindos porta lentes de contato na Amazon.

Costumam ser menores que a córnea e é muito indicada para graus altos de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Normalmente a pessoa demora uns 15 a 21 dias para se adaptar. Elas quebram e riscam facilmente, é preciso ter cuidado.

Informações importantes sobre os tipos de lentes de contato

As lentes RGP ou gelatinosas têm tempo de troca diferentes dependendo do uso da pessoa e podem ser recomendadas para:

  • Uso diário – usada por um número limitado de horas durante o dia (normalmente 10 a 12 horas);
  • Uso prolongado – usada em todo período que a pessoa estiver acordada, tirando apenas para dormir;
  • Uso contínuo – usada inclusive durante o sono, com remoção apenas para fazer limpeza.

Não importa o tipo de lente que você usa, o mais importante é removê-las antes de dormir, a não ser que a lente seja específica para isso. O uso prolongado da lente causa infecção e você poderá ficar intolerante ao uso.

Caso decida pela lente de uso diário descartável, não use por mais de um dia pois irá causar danos na sua córnea! Se usar a RGP, tenha cuidado se não encaixar corretamente ou se dormir com ela, pois pode arranhar a córnea causando sérios danos.

Aproveite para conferir nosso post qualquer pessoa pode usar lentes de contato?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.