Qualquer pessoa pode usar lentes de contato?
Qualquer pessoa pode usar lentes de contato? Usa óculos e gostaria de saber se pode mudar para lentes de contato? Ou foi recomendo usar óculos mas ao invés do óculos gostaria de saber se pode usar as lentes? A seguir explicaremos quando a pessoa não pode usar lentes de contato, quais os sintomas que previnem o uso das mesmas.
Qualquer pessoa pode usar lentes de contato?
Atualmente as lentes estão tão evoluídas que a maioria das pessoas podem usar lente, não importa a idade, existem lentes para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo. São vários tipos de lentes diferentes que a pessoa pode escolher, entre elas estão as lentes flexíveis e lentes rígidas.
As lentes estão tão avançadas que ficam confortáveis desde a primeira vez que a pessoa usa. São muito simples de usar e uma ótima opção para quando o uso do óculos não é o ideal. Mas claro, existem algumas condições nas quais os olhos precisam estar para poder usar as lentes.
Se você se encaixa em algum dos casos abaixo, então infelizmente não poderá usar lentes de contato:
- Estrabismo – quando o ângulo excede 15 graus;
- Baixa sensibilidade da córnea;
- Blefarite;
- Conjuntivite;
- Glaucoma.
Outros sintomas que também podem prejudicar no uso de lentes, nestes casos deve-se conversar com o oftamologista antes de usar:
- Dor nos olhos;
- Queimação;
- Coceira;
- Vemelhidão no globo ocular;
- Aumento de lacrimação;
- Vermelhidão e inchaço das pálpebras;
- Aumento da sensibilidade dos olhos.
As lentes de contato poderão piorar a condição, se tornando desconfortáveis, sendo necessário parar de usar para os olhos voltarem ao normal.
No caso de doenças infecciosas é proibido o uso de lentes de contato, pois a infecção permanece na superfície da lente e é praticamente impossível de remover com a solução de limpeza.
Mulheres grávidas podem usar lentes?
Sim, não há contraindicação quanto a isso. Quem usa lente pode continuar usando, mas é importante ter acompanhamento médico. Em algumas mulheres pode ocorrer mudança de grau de miopia e a lente acaba ficando “fraca”, mas após a gravidez o grau voltar ao normal.