Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU? Sim, isto pode acontecer. Depois de algumas atualizações do Windows 10 o processo da Realtek “Ravbg64.exe” no meu notebook Dell começou a consumir CPU demais, fazendo o mouse travar e tudo. Procurei algumas maneiras na web para corrigir e acabei encontrando uma que deu certo. Parece que este problema pode acontecer quando as chaves SRS Labs e APO usadas pelo Ravbg64.exe somem e ele fica buscando sem conseguir encontrá-las. Abaixo vou mostrar a solução que deu certo no meu notebook e também pode ajudar você caso esteja com o mesmo problema.


Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Verificando o processo no Gerenciador de Tarefas

Para verificar se seu HD Audio Background Process está consumindo muita CPU no seu computador clique na barra de tarefas com botão direito do mouse e depois clique em “Gerenciador de Tarefas”.

abrir Gerenciador de Tarefas no Windows

Dentro de processo clique em “CPU” (1). Ele irá listar os processos colocando em primeiro o que está consumindo mais CPU. Na foto abaixo eu já havia consertado o problema, portanto o processo da Realtek (2) não aparece em primeiro. Mas quando o computador estava travando, este processo estava consumindo 23% da CPU.

Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Corrigindo o problema do processo da Realtek Ravbg64.exe

A solução que deu certo para mim foi desabilitar o controlador de som Realtek High Definition Audio por completo e depois habilitá-lo novamente.

Comece desabilitando ele do inicializar do Windows. Clique bom botão direito do mouse em cima da barra de tarefas e escolha “Gerenciador de Tarefas”.

abrir Gerenciador de Tarefas no Windows

Clique na aba “Inicializar” no menu superior. Procure por “HD Audio Background Process”, clique em cima dele para selecioná-lo. Depois clique no botão “Desabilitar”.

Desabilitar Realtek HD Audio do inicializar Windows

Em seguida abra o Gerenciador de Dispositivos. Clique no botão iniciar do Windows, digite Gerenciador de Dispositivos na busca. Depois clique em “Gerenciador de dispositivos” que aparecerá na parte superior do menu.

Gerenciador de Dispositivos Windows

Clique na setinha para baixo do lado esquerdo de “Controladores de som, vídeo e jogos”. Clique com botão direito do mouse em cima de “Realtek High Definition Audio” e selecione “Desabilitar dispositivo”.

 Desabilitar Realtek High Definition Audio Gerenciador Dispositivos Windows

Depois que desabilitar reinicie o computador. Clique no botão iniciar e depois em “Reiniciar”.

Suspender desligar reiniciar Windows

Quando reiniciar volte no “Gerenciador de Dispositivos”.

Gerenciador de Dispositivos Windows

Clique com botão direito do mouse em cima do “Realtek High Definition Audio”e depois em “Habilitar”.

Habilitar Realtek High Definition Audio Gerenciador Dispositivos Windows

Abra novamente o Gerenciador de Tarefas clicando na barra de tarefas com botão direito do mouse.

abrir Gerenciador de Tarefas no Windows

Depois clique em “Inicializar”. Clique em “HD Audio Background Process” para selecionar e depois no botão “Habilitar”.

Habilitar Realtek HD Audio do inicializar Windows

Em seguida volte no Gerenciador de Tarefas e verifique o processo. Ele deve ter voltado ao normal depois disto, não consumindo mais os 20 e pouco por cento.

Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Verificando chaves no Registro do Windows

ATENÇÃO! Esta dica precisa mexer no Registro portanto tenha certeza do que está fazendo, pois se modificar alguma chave errado poderá causar erros graves no sistema. Só faça isto se tiver certeza do que está fazendo.

Abra o Editor do Registro clicando no botão iniciar do Windows. Digite Regedit na busca e clique em “Regedit” que aparecerá na parte superior do menu. Não é preciso abrir como administrador.

abrir regedit como administrador Registro Windows

Em seguida navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE . Verifique se a chave “SRS Labs” está aparecendo na lista.

Chave SRS Labs APO Realtek Audio Windows registro

Se a chave não estiver aparecendo no seu, pode ser isto que está causando o alto consumo de CPU. Clique com botão direito do mouse em “Software”, depois em “Novo” e, em seguida, “Chave”.

Novo chave Editor do Registro Windows

Renomeie esta chave para “SRS Labs” (sem aspas). Depois clique com botão direito do mouse em cima desta chave SRS Labs que acabou de criar, escolha “Novo” e depois “Chave”. Vai aparecer uma chave dentro dela. Renomeie para “APO” (sem aspas).

Nomear nova chave Editor do Registro Windows

Depois de renomear você terá as duas chaves no registro elas aparecerão como mostrado abaixo.

Chave SRS Labs APO Realtek Audio Windows registro

Chave SRS Labs – Realtek HD Audio Background Process consumindo muita CPU

Reinicie o computador e veja se solucionou o problema.

Se nenhuma das dicas acima der certo tente atualizar o driver de áudio da Realtek. Você pode baixar no site oficial da empresa http://www.realtek.com/downloads ou no site oficial da marca do seu computador, dê preferência para página da marca do computador pois fica mais fácil encontrar o driver para seu modelo.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.