Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office

É um horror quando estamos criando um documento no Word e, do nada, ele fecha sem dar tempo de salvar! Dá vontade de arrancar os cabelos. Ou quando fechamos o Word e, sem querer, apertamos a opção “Não salvar”? Mas saiba que você não precisa se desesperar, é possível recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office. O Office possui o recurso de AutoRecuperação que salva automaticamente versões temporárias do arquivo enquanto você está trabalhando nele, então é muito provável que consiga recuperá-lo.


Esta dica não serve para arquivos que você apagou do computador, serve para casos do programa fechar ou você fechá-lo sem salvar o arquivo em que estava trabalhando. O tutorial foi realizado no Office 2010 mas o processo é praticamente o mesmo para todas as versões. E está disponível para Word, Excel, Power Point etc.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office

Abra o programa do Office que estava usando e que fechou sozinho sem salvar o documento. Neste tutorial estou fazendo no Word mas o processo é o mesmo para Excel e Power Point. Clique no botão “Arquivo” no campo superior esquerdo da tela.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office

No menu da esquerda clique em “Informações” ou “Info”, dependendo da sua versão.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 2

Na página de informações do lado direito clique em “Gerenciar versões” e selecione “Recuperar documentos Não Salvos”. Cuidado pois bem embaixo desta opção aparece para “Excluir todos os documentos não salvos”.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 3

Vai abrir a pasta “UnsavedFiles” que tem todos os backups de arquivos que não foram salvos. Clique no que quer abrir para selecioná-lo (1) e depois clique em “Abrir” (2).

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 4

O arquivo vai abrir e aparecerá a mensagem “Arquivo não salvo recuperado”, clique em “Salvar como” para salvá-lo imediatamente e não perder mais nada.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 5

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office

Diminuindo o tempo para gerar backup automático

Por padrão, o Office salva um backup temporário a cada 10 minutos de edição do documento. Mas o melhor é você diminuir este tempo para, pelo menos, 5 minutos ou menos, assim o backup temporário vai estar o mais atualizado possível.

Clique novamente em “Arquivo” no canto superior esquerdo e selecione “Opções” no menu da esquerda.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 6

Do lado esquerdo entre em “Salvar” e procure pelo campo “Salvar documentos”. Para diminuir o tempo é só mexer no campo “Salvar informações de AutoRecuperação a cada”, clique na setinha para baixo para diminuir ou digite o número no campo.

Recuperar arquivo não salvo no Microsoft Office 7

Eu normalmente deixo este salvamento em 2 minutos, assim estou garantindo de ter um backup atualizado caso ocorra algum problema no programa e ele feche sem avisar. É uma ótima maneira de não perder por completo documentos que esteja trabalhando no Office.

Se não conseguir recuperar o documento do Word não salvo como explicado acima, tente usar o Recuva, um ótimo programa gratuito para recuperação de arquivos no Windows.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.