Saúde e Beleza

Remédio caseiro para gripe e resfriado

Quando o inverno se aproxima também aumentam os casos de gripes e resfriados. Este aumento ocorre por conta do tempo mais frio e porque as pessoas permanecem em ambientes fechados por mais tempo. Veja agora detalhes sobre os sintomas da gripe e resfriado e dicas de remédio caseiro para ajudar a aliviar os sintomas.


Quais os principais sintomas de gripes e resfriados

Nós já mostramos a diferença entre gripe e resfriado, porém, ambas as doenças tem sintomas parecidos, com a diferença da gripe ser um caso muito mais sério que quando não tratada pode evoluir para doenças mais complicadas como a pneumonia.

Sintomas da gripe

– Febre alta, geralmente acima dos 38ºC
– Calafrios
– Dor de garganta
– Dores musculares por todo o corpo
– Coriza
– Tosse seca ou com expectoração de secreção
– Em alguns casos podem acontecer também sintomas gastrointestinais, como náuseas. Mas são mais comuns em crianças.

Sintomas de resfriados

– É raro acontecer febre, mas quando acontece é bem baixa e desaparece rapidamente.
– Coriza
– Dor de garganta
– Geralmente o tempo de incubação não passa das 72 horas e os sintomas podem se estender por até sete dias.

Como fazer remédio caseiro para gripe e resfriado

Remédio caseiro para gripe

Alguns casos de resfriados principalmente podem ser resolvidos até sem medicação, porém o uso de remédio caseiro pode ajudar a aliviar os sintomas. O importante é que, em caso de gripes, é preciso ficar atento aos sintomas e procurar orientação médica para uma medicação correta.

Quem quiser testar os remédios caseiros, algumas opções são as seguintes:

Opção 1: Já mostramos os benefícios do alho para a saúde e chá de alho pode ser um grande aliado para aliviar os sintomas da gripe e dos resfriados. Ferva dois copos de água com dois dentes de alho por cerca de 15 minutos. Coe o chá e adoce com mel, que também é ótimo para gripes. Beba ainda quente.

Opção 2: Chá de limão com mel. O limão também possui muitas propriedades que ajudam a aliviar os sintomas da gripe. Pegue água quente, adicione suco de um limão e adoce com mel. Beba ainda quente.

Opção 3: Canja de galinha: Tomar uma canja de galinha bem quente ajuda na hidratação do corpo e ainda as vitaminas presentes nos vegetais e na proteína colaboram para a melhora do sistema imunológico. Veja como preparar uma canja de galinha.

Opção 4: Chá de limão com gengibre: O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam no combate aos sintomas.

Opção 5: Leite quente com canela: O leite quente com canela pode ajudar a diminuir principalmente a tosse e ajudar no sono. Mas tome cuidado e se a tosse prosseguir por mais de suas semanas. Neste caso pode ser uma doença mais grave.

Lembre-se sempre que o remédio caseiro é um paliativo na maioria das vezes e não uma solução definitiva. Procure sempre orientação médica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário