Techie

Como reverter instalação do Windows 10 para 7 e 8

Muitas pessoas estão tendo problemas com o Windows 10, algumas o teclado do laptop pára de funcionar completamente, outras o computador está ficando lento demais e por aí vai. Se seu computador também deu problema, saiba que é possível reverter instalação do Windows 10 para Windows 7 e 8.


Atenção, nem sempre a reversão do Windows resolve o problema do computador. Portanto tenha certeza que é isso que quer fazer antes de continuar com o processo. O Windows 10 ficará disponível gratuitamente até final de julho de 2016.

Como reverter instalação do Windows 10

Voltar para Windows 7 e 8 direto pelas Configurações

Essa opção de reversão do Windows só está disponível por até um mês após a instalação do Windows 10. Depois de 30 dias os arquivos são automaticamente apagados pelo Windows e não tem como reverter. Ela também não está disponível para aqueles que excluíram a pasta “Windows.old“. Se esse é o seu caso pule para a segunda dica.

Como reverter instalação do Windows 10

Como reverter instalação do Windows 10

Para realizar a reversão clique no botão iniciar e depois em “Configurações”. Se ela não estiver aparecendo, basta clicar no iniciar e digitar no teclado Configurações, depois clique na opção que aparecerá na parte superior do menu iniciar. Ou então aperte no teclado as teclas Win + i.

ícone engrenagem configurações Windows 10

Entre em “Atualização e segurança”.

Atualização e segurança do Windows 10

No menu da esquerda selecione “Recuperação” (1). Aparecerá a opção “Voltar para Windows 8.1” (ou Windows 7/8, de acordo com sua versão anterior). Clique em “Introdução” (2). Se você não estiver vendo esta opção é porque a pasta Windows.old já foi excluída (verifique a segunda dica).

Reverter Instalação do Windows 10

Selecione as opções explicando por que está voltando para versão anterior (1), se quiser escreva mais alguma coisa (2) e clique em “Avançar” (3).

Reverter Instalação do Windows 10

Como reverter instalação do Windows 10

Depois é só aguardar a reversão terminar, pode demorar um pouco, se estiver usando laptop deixe conectado na tomada para não correr risco de desligar tudo no meio do processo. Após a reversão será preciso reinstalar alguns aplicativos e programas, pois poderão funcionar incorretamente.

Reverter para Windows 7 e 8 quando não aparece opção “Voltar para Versão Anterior”

Se seu computador veio com Windows 7/8/8.1 de fábrica e você não está vendo a opção para reversão, ainda assim é possível reverter a instalação do Windows 10, pois computadores comprados com Windows 7/8/8.1 vêm com uma chave de ativação do Windows. Com essa chave é possível realizar uma instalação limpa do Windows no PC.

Para encontrar a chave do seu Windows em computadores com Windows 7/8/8.1, basta olhar o certificado de autenticidade. É uma etiqueta que costuma vir colada embaixo do laptop ou no local onde fica a bateria ou na fonte de energia. Se não encontrar, provavelmente o fabricante não disponibilizou pois ela está embutida no firmware do computador (chave OEM). Você pode tentar usar o programinha ShowKeyPlus do TenForums para visualizar a chave de todas versões do Windows que tenha instalado no PC. Faça download dele aqui, depois é só extrair e rodar, não necessita de instalação.

visualizar chaves do Windows

Com a chave em mãos é só criar o pendrive de reinstalação do sistema. Confira nosso post sobre como criar um pendrive de instalação do Windows 7 (também tem dicas para Windows 8/8.1). ATENÇÃO! Em alguns casos será preciso entrar em contato com a Microsoft para solicitar liberação da chave antiga e conseguir baixar a imagem (ISO) do sistema no site da Microsoft, pois parece que algumas chaves estão sendo invalidadas após atualização para o Windows 10. Se não conseguir fazer download da ISO no site da Microsoft entre em contato com eles por aqui e explique o ocorrido.

Reverter computador comprado com Windows 10

Se você comprou o PC com Windows 10 a reversão para Windows 7 ou 8 será bem mais difícil. Você vai precisar comprar uma licença do Windows 7 ou 8.1  e instalar o sistema novo usando a licença comprada. Mas o problema é que a Microsoft não vende mais licenças de Windows 7 e 8.1, você terá que procurar revendedores que ainda possuam o sistema para venda.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!