Suco de uva com leite faz mal?


Suco de uva com leite faz mal? Algumas pessoas ficam com medo de comer uva e depois tomar leite, mas será que tem algum perigo para saúde fazer esta mistura? Verdade ou mito?

Suco de uva com leite faz mal?

A verdade é que isso não é verdade! É um mito. Comer uva e depois tomar leite não traz perigo para saúde, não causa envenenamento.

O que algumas pessoas dizem sobre as uvas é que, por conterem vitamina C, ao serem misturadas com componentes do leite podem causar problemas digestivos como diarréia e vômitos em pessoas que já têm problemas gastrointestinais.

Mas isto ocorre justamente em pessoas que já têm algum problema gastrointestinal ao beber leite ou ao comer uvas. Não quer dizer que estes alimentos misturados irão dar problemas digestivos em todas as pessoas que os comerem.

Suco de uva com leite faz mal?
Suco de uva com leite faz mal? Mito ou verdade?

Se você não costuma ter diarréia ao beber leite nem ao comer uva, provavelmente não terá problema algum ao misturar estes dois alimentos ou comer uvas e depois tomar o leite. Caso já tenha bebido e não aconteceu nada, pode continuar bebendo.

Caso tenha sentido algum problema gastrointestinal, converse com seu médico. Ele irá verificar para descobrir se você tem intolerância à lactose ou algum outro problema relacionado ao estômago.

Evidências

Este é mais um mito da saúde (uma pseudociência) propagado na internet e de boca em boca, como outros mitos sobre a “combinação de alimentos”. Este princípio diz que o corpo é incapaz de digerir certos alimentos se for ingerido na combinação errada. Quem defende fala que frutas devem ser ingeridas sozinhas para não apodrecerem e alimentarem “leveduras nocivas” no corpo, causando gases e outros problemas.

Mas não há qualquer evidência científica sobre a combinação de alimentos fazer mal à saúde. Inclusive a comida não vai apodrecer no seu estômago, o pH é tão ácido que praticamente nenhuma bactéria consegue sobreviver dentro dele. As bactérias estão presentes no cólon que é onde a fermentação do alimento ocorre.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.