Suplementos de cálcio interagem com medicamentos?


Muitas pessoas não sabem, mas suplementos de cálcio interagem com medicamentos. Normalmente utilizados quando a alimentação não é suficiente para elevar os níveis deste mineral no sangue, eles podem trazer perigos para saúde se utilizados indiscriminadamente. Seu uso precisa ser feito com acompanhamento médico, mesmo que sejam vendidos sem receita. Neste post explicamos sobre algumas interações medicamentosas dos suplementos de cálcio e os riscos relacionados à elas.

Suplementos de cálcio interagem com medicamentos antibióticos

Não é recomendado ingerir suplementos de cálcio ao estar fazendo uso de antibióticos que contenham tetraciclina e fluoroquinolonas, pois o cálcio pode reduzir a absorção destas substâncias.

Quando não tem jeito, deve-se dar um intervalo de, pelo menos, duas horas na ingestão de um e outro. Mesmo assim converse com seu médico para saber se ele não recomenda parar ou modificar o antibiótico.

Se estiver tomando antibiótico que contenha gentamicina, também deve-se ter cuidado, pois o cálcio aumenta a toxicidade da substância no corpo.

Suplementos de cálcio e remédios para osteoporose

Bifosfonatos são medicamentos prescritos para tratar osteoporose. Se tomá-los junto dos suplementos de cálcio, poderá ocorrer diminuição da absorção do medicamento. Por isso deve-se dar um intervalo de duas horas na ingestão do suplemento e do remédio.

No caso de hormônio estrogêneo utilizado para osteoporose é o contrário, pode aumentar absorção do cálcio, melhorando a densidade óssea.

Suplementos de cálcio interagem com medicamentos?
Suplementos de cálcio interagem com medicamentos?

Suplementos de cálcio interagem com medicamentos antiácidos e laxantes

Antiácidos que contenham alumínio ou magnésio, aumentam a quantidade de cálcio que é liberado na urina, ou seja, você irá perder o cálcio ingerido. Além disso suplementos de cálcio chamados de citrato de cálcio, podem aumentar a toxicidade do alumínio, principalmente em pacientes com doenças renais.

O mesmo ocorre para laxantes contendo magnésio, eles diminuem a quantidade de cálcio absorvido pelo suplementos.

Diuréticos e outros medicamentos para pressão arterial

Remédios diuréticos são utilizados para remover líquido do corpo e reduzir a pressão arterial. Diuréticos contendo potássio ou tiazida podem aumentar a quantidade de cálcio no sangue, já diuréticos de laço podem diminuir os níveis de cálcio.

Os fármacos betabloqueadores e os suplementos de cálcio podem interferir uns com os outros. E o suplemento de cálcio também pode interferir com os medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio. Sempre avise seu médico caso esteja tomando algum desses medicamentos, antes de começar a utilizar suplementos de cálcio.

Remédios para reduzir colesterol

Medicamentos sequestradores de ácidos biliares, usado na redução dos níveis de colesterol, podem aumentar a perda de cálcio na urina. O médico poderá recomendar o aumento na quantidade de cálcio consumida e ainda prescrever vitamina D, pois é ela quem promove a absorção do cálcio pelo organismo.

Suplementos de cálcio interagem com medicamentos anticonvulsivos

Alguns medicamentos anticonvulsivos como carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona podem reduzir os níveis de cálcio no sangue. Por isso deve-se tomá-los com intervalo de duas horas para o suplemento de cálcio.

Seu médico poderá recomendar ainda a ingestão de suplemento de vitamina D junto com o medicamento anticonvulsivo, pois é ela quem promove a absorção do cálcio pelo organismo.

Portanto você nunca deve ingerir suplementos de cálcio por conta própria! Sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento. O excesso de cálcio no sangue (hipercalcemia), pode causar perda de apetite, enjoo e vomitos, constipação e dor abdominal, micção frequente, fadiga e fraqueza muscular, alteração do estado mental, dor de cabeça e depressão. Em casos graves pode causar pedras nos rins e até ataque cardíaco.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.