Tratamento caseiro para pulso aberto
Existe tratamento caseiro para pulso aberto? Pulso aberto é uma expressão que usamos para indicar quando estamos com alguma dor ou desconforto no punho.
A dor no pulso pode ter várias causas. A mais comum é por esforço repetitivo e tendinite, que também pode ser síndrome de De Quervain ou síndrome do túnel cárpico. Mas, em alguns casos ainda pode ser torção, trauma e até cistos. Abaixo falaremos sobre alguns tratamentos que você pode fazer em casa para aliviar a dor.
Tratamento caseiro para pulso aberto
Os principais sintomas do pulso aberto são:
- Dor no punho que aumenta com o movimento (pontadas)
- Dor pode chegar na mão;
- Perda da força;
- Sensibilidade alterada;
- Inflamação e inchaço do punho.
Tratamentos para dor no pulso
Estas são algumas dicas do que fazer para aliviar a dor em casa:
- Descanse o punho – tente não fazer movimentos com a mão para reduzir a dor e dar tempo para os sintomas diminuírem;
- Coloque imobilizador (tala ou munhequeira) para deixar o pulso imobilizado. É uma das coisas que mais aliviam a dor e pode ser encontrada na maioria das farmácias. Se não tiver como comprar pode usar uma meia para prender o pulso. Basta dar a volta no pulso com a meia, passar ela entre o polegar e o indicador e prender no pulso);
- Coloque gelo (com toalha) ou bolsa de gel térmica para reduzir inchaço e inflamação;
- Tome anti-inflamatórios e analgésicos se a dor estiver muito forte (mas somente em último caso).
Se a dor não melhorar dentro de três a quatro dias, entre em contato com o médico, pois pode ser algum trauma mais grave e você vai precisar de injeção de esteroides, fisioterapia e, em alguns casos, pode ser necessário inclusive cirurgia.
Como se prevenir contra o pulso aberto?
A melhor maneira de prevenir é evitar o movimento repetitivo. Se você costuma trabalhar com computador, costurando ou então em algum outro trabalho que exija muito do pulso, tente descansar a cada 40 minutos. Dê uma parada de uns 5 minutos, para reduzir o estresse no local.
Faça alongamentos para relaxar o pulso. Um dos mais indicados é esticando o braço para frente. Dobre o pulso para trás para apontar os dedos para o céu e a palma para fora. Segure os dedos com a outra mão e puxe para sentir alongando. Depois dobre o pulso para trás apontando os dedos para baixo (a palma vai ficar na sua direção) e puxe com a outra mão, para alongar os outros músculos.
Repita deixando o braço esticado e colocando a palma da mão para fora com os dedos para baixo. Segure por 30 segundos em cada posição, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.
O exercício de apertar a bola fisioterápica também é uma ótima opção para quem trabalha muito com o pulso. Quem não tiver a bolinha pode usar algo parecido para apertar ou então fazer o exercício com o elástico como na foto abaixo. Coloque o elástico passando pelos dedos e pelo polegar e faça movimentos contra a resistência do elástico, repita 10 vezes.
Sempre que sentir que vai começar a dor, utilize a munhequeira que vai ajudar a evitar o movimento com o pulso. Não melhorando o problema, entre em contato com o médico!