Como tratar unha encravada com remédios caseiros
Primeiro é apenas um incômodo, depois a dor vem com tudo e torna-se insuportável. É preciso tratar unha encravada logo no início para evitar as dores e possíveis inflamações que possam vir a aparecer.
Geralmente, as unhas encravadas aparecem devido ao uso de sapatos muito apertados, por conta de micoses ou então quando as unhas não cortadas corretamente. Se você é daquelas pessoas que gostam tirar a unha até o fim e removem até o “cantinho” todo, saiba que corre o risco de ter dores conforme as unhas forem crescendo.
O que é uma unha encravada?
A unha encravada é aquela que começa a entrar embaixo da pele da borda da unha, nos cantinhos. Ela costuma aparecer mais nos dedões dos pés, mas também pode acontecer nos demais.
É possível tratar unha encravada com remédios caseiros?
Sim, em casos iniciais algumas soluções caseiras podem resolver o problema. Mas é importante salientar que o médico deve ser procurado nos seguintes casos:
- A unha apresente inflamação ou sangramento;
- Se apresenta sinais de infecção como pus;
- Se o dedo apresentar inchaço e sem circulação;
- Se a pessoa for portadora de diabetes.
Agora, caso não se encontre em nenhuma das situações acima, pode tratar unha encravada com algum dos seguintes procedimentos caseiros:
Vale dizer que o tratamento deve ser iniciando antes de uma grande inflamação surgir. Desta forma, é possível remover a unha com um pouco mais de facilidade, evitando grandes episódios de dor.
Tratar unha encravada com algodão
Coloque o pé de molho em água quente (em uma temperatura suportável) por uns 15 minutos. Em seguida, seque bem o pé e faça uma massagem com óleo de amêndoas ou então azeite de oliva. Também pode-se usar o óleo de cravo, pois ele é um ótimo ingrediente para remover fungos da unha. Pegue um pedacinho de algodão e umedeça. Tente colocá-lo embaixo da unha que está encravada.
O algodão serve para ajudar a unha a crescer na posição correta. Repita este processo por vários dias até que seja possível lixar e cortar de maneira reta, de modo que não volte a encravar.
Tratamento com limão e sal
Tudo que você vai precisar é da metade de um limão e um pouco de sal. Misture o suco de limão com uma pitada de sal e aplique no dedo machucado. Deixe agir por 20 minutos e lave em seguida. Mas lembre-se, este tratamento não deve ser feito se a pessoa já estiver com inflamação no local! Repita durante vários dias e tente manipular a unha para removê-la da parte de dentro da pele.
Tratamento com água e sal
Ao dormir, aplique uma mistura de água e sal no dedo e tampe com o auxílio de uma gaze. Deixe agir durante a noite.
Tratamento com vinagre de maçã
Coloque uma boa quantidade de vinagre de maçã em um algodão e passe na unha que deseja desencravar. Repita o procedimento várias vezes por dia.
Tratamento com medicamentos e cremes
Existem cremes e medicamentos que podem ser usados para o tratar as unhas, porém estes só podem ser receitados por um dermatologista.
Se você conseguiu finalmente tratar unha encravada, a partir de agora lembre-se de não cortar as unhas de maneira arredondada. Faça sempre cortes retos nos pés. para evitar que elas encravem novamente.
Toda unha encravada precisa ser tratada para evitar o risco de complicações graves e infecções.