Saúde e Beleza

Tudo sobre a Dioxina, verdades e mentiras, câncer

De vez em quando aparecem emails espalhando boatos ou hoax para deixarem as pessoas desesperadas. Um destes emails falava justamente que guardar água em garrafas plásticas na geladeira pode causar câncer pois a garrafa teria dioxina que pode passar para a água. Outro email falava que se esquentasse comida no microondas em potes plásticos a dioxina passaria para comida e a pessoa teria câncer. Mas será que isto é verdade? A Dioxina pode causar câncer? Saiba tudo sobre a Dioxina abaixo, como é produzida, onde encontramos e se tem perigo para saúde.


Tudo sobre a Dioxina

Os emails falsos que falavam sobre a dioxina podem ser encontrados no site Hoax Layes nesta página e nesta.

A dioxina não está presente em garrafas plástica! Nem muito menos seria liberada na água estando em baixa temperatura da geladeira. O resfriamento não deixa as substâncias químicas se difundirem. Este problema da dioxina na garrafa plástica na geladeira é uma lenda urbana. As pessoas precisam ter mais cuidado com a qualidade da água que estão bebendo do que com o recipiente que ela está dentro.

No caso dos potes plásticos no microondas que liberam dioxina, é importante lembrar que no calor pode ocorrer sim liberação de substâncias químicas do plástico para comida. É por isso que as pessoas têm que sempre usar potes próprios para microondas que não tem risco de liberação de produtos tóxicos. Siga sempre o modo de uso e use plásticos específicos para cozinhar comida. Dê preferência para poter de vidro, cerâmicas e aço inox.

Tudo sobre a Dioxina

Tudo sobre a Dioxina

Como é produzida a dioxina?

As dioxinas são produzidas em pequena escala em processos de combustão naturais como incêndios florestais e erupções vulcânicas. São os processos causados pelo homem que contribuem com os níveis de dioxina no ambiente. Por exemplo, incineração de resíduos hospitalares, resíduos urbanos, emissão de automóveis, queima de lixo domésticos. São resíduos e lixos que contêm grande quantidade de policloreto de vinila (PVC) e compostos aromáticos que podem servir de percursores de dioxina.

Dioxina é veneno? Tem perigo para saúde?

A dioxina é prejudicial para saúde. Elas são um grupo de produtos químicos que incluem 75 moléculas diferentes dibenzodioxinas policloradas e 135 dibenzofuranos clorados. A exposição à dioxinas pode causar doença de pele cloracne, danos no fígado e câncer.

Mas é importante lembrar que cada um de nós já carrega uma certa quantidade de dioxinas na pele, não importa o que você come e como come. Vestígios de dioxina estão presentes em todos os lugares da Terra em pequenas quantidades.

Estas quantidades não são mortais nem causam câncer. O que se deve ter cuidado são com as queimas não autorizadas de produtos plásticos e NUNCA utilizar plástico no microondas que não seja específico para isto. A mesma regra serve para todos os outros produtos que utilizamos em nossa casa no dia a dia. As etiquetas explicando o “modo de usar” não são escritas à toa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

  1. Muito interessante esta página sobre a dioxina …