Verificar se celular está bloqueado pelas operadoras
Cada aparelho celular possui um IMEI próprio. É um código de identificação exclusivo que serve para diferenciar um aparelho de outro na rede. Se uma pessoa é assaltada, ela pode entrar em contato com a operadora de celular e denunciar o ocorrido informando o IMEI do aparelho. A operadora então bloqueia o IMEI e o assaltante não poderá usar o aparelho para fazer ligações. Se você costuma comprar aparelho usado, é muito importante verificar se celular está bloqueado pelas operadoras para não correr o risco de gastar dinheiro à toa.
Verificar se celular está bloqueado pelas operadoras
Para verificar se smartphone está bloqueado para ligações acesse o site da Anatel “Consulta IMEI” https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/. Na página principal aparecem detalhes sobre o serviço e informação sobre a última atualização dos dados. Clique em “Consultar IMEI”.
Digite o IMEI do aparelho no campo “IMEI”, são apenas os 14 primeiros números. Digite os caracteres que aparecem na figura e clique em “Consultar”.
Na parte debaixo da página aparecerá a informação. Se aparecer escrito “Não cadastrado na base” é porque ele não está bloqueado pela operadora, não está impedido de fazer ligações. Se ele estiver bloqueado aparecerá “Impedido”.
De acordo com a Anatel não importa para qual operadora esteja impedido. Tim, Vivo, Claro, Oi, Nextel, se estiver impedido para alguma delas, não funcionará com chip de nenhuma outra. Esta é uma lista negra nacional de IMEIs impedidos de telefones roubados, extraviados, furtados ou perdidos.
Após a solicitação de bloqueio do IMEI junto a operadora, deve-se esperar até 72 horas para as informações aparecerem atualizadas neste site da Anatel, o processo não é instantâneo.