Yaz Flex e Yaz, quais os efeitos deste anticoncepcional?
Yaz Flex e Yaz, quais os efeitos deste anticoncepcional? Tem algum perigo tomar Yaz Flex ou Yaz com outro medicamento? Neste post explicamos sobre os efeitos colaterais deste anticoncepcional oral combinado, fabricado pela Bayer, mesma fabricante do Qlaira, Mirena, Yaz e outros. Também falaremos sobre sua interação com outros medicamentos, se há perigo de trombose e se tem restrições quanto ao uso.
Yaz Flex e Yaz, quais os efeitos?
Tanto o Yaz Flex quanto o Yaz possuem 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol em sua composição. A mesma composição do iumi fabricado pela Libbs, e do Niki fabricado pela EMS.
A principal diferença entre eles é que o Yaz Flex vem com 30 comprimidos na caixa, enquanto o Yaz contém 24 comprimidos + 4 comprimidos placebos. A diferença entre eles é que no Yaz Flex a mulher tem mais controle sobre o dia da menstruação, pois pode decidir quando irá menstruar, desde que não passe 120 dias. Ou seja, a mulher pode menstruar 3 vezes por ano, de 120 em 120 dias.
Estes são os principais efeitos colaterais do Yaz Flex e do Yaz:
- enjoo;
- dor de cabeça;
- enxaqueca;
- diminuição da libido;
- dor nas mamas;
- cólica;
- dor/sensibilidade nas mamas;
- aumento de peso (reportado apenas no Yaz Flex);
- acne (espinha);
- alterações de humor;
- depressão;
- sangramento uterino inesperado;
- dor abdominal (reportado no Yaz Flex);
- diarreia (reportado no Yaz Flex);
- má digestão (reportado no Yaz Flex);
- fadiga (reportado no Yaz Flex);
- dor nas costas (reportado no Yaz Flex);
- infecção por fungos (reportado no Yaz Flex);
- tontura (reportado no Yaz Flex);
- aumento de triglicérides no sangue (reportado no Yaz Flex);
- aumento do apetite (reportado no Yaz Flex);
- diminuição do apetite (reportado no Yaz Flex).
Se sentir algum desses efeitos ou algo estranho após ter ingerido o anticoncepcional Yaz Flex ou Yaz, fale com seu médico, pois ele irá analisar se vale a pena continuar tomando ou não.
Yaz Flex e Yaz engordam?
Algumas pessoas acham que anticoncepcionais fazem engordar. Mas a verdade é que os anticoncepcionais não engordam. Um review com 44 estudos verificou que a pílula até faz a mulher ganhar um quilo ou dois, mas esses quilos costumam desaparecer depois de uns três meses. Ganhos de quilo acima desses valores, pode ser devido ao aumento do consumo de calorias no dia a dia, e não devido ao contraceptivo.
Mas atenção! Um estudo com o Yaz Flex mostrou que 2,5% das mulheres participantes engordaram durante o uso. Por isso esse efeito colateral foi reportado apenas na bula do Yaz Flex. Não quer dizer que todas as mulheres vão engordar. Se o estudo contou com 50 mulheres participantes, apenas 1,25 delas engordaram.
Tem risco de trombose nos efeitos do Yaz Flex e Yaz?
Qualquer anticoncepcional tem risco de trombose e não é diferente com os que possuem a drospirenona como princípio ativo. O risco é o mesmo que nos contraceptivos composto de acetato de ciproterona e etinilestradiol, ou desogestrel e gestodeno. Mas é 50 a 80% maior do que os contraceptivos como o Ciclo 21, que contém levonorgestrel com etinilestradiol.
Eventos tromboembólicos arteriais e venosos estão reportados como raros tanto na bula do Yaz Flex quanto do Yaz. Isso quer dizer que pode afetar entre 1 e 10 em cada 10 mil mulheres.
Portanto, eles não são recomendados para mulheres que tenham história anterior ou atual de trombose venosa profunda, história anterior ou atual de tromboembolismo, doença vascular cerebral (derrame) ou coronariana arterial (infarto do coração), valvulopatias trombogênicas, distúrbios trombogênicos, trobofilias hereditárias ou adquiridas, histórico de níveis altos de colesterol ou de pressão alta. Também não são recomendados para mulheres que fumam ou que tenham enxaqueca.
Quando não se deve usar estes contraceptivos combinados?
O Yaz Flex e Yaz não devem ser utilizados por mulheres que apresentarem uma das condições:
- história anterior ou atual de trombose venosa profunda;
- história anterior ou atual de tromboembolismo, doença vascular cerebral ou coronariana arterial;
- histórico de doenças que podem ser sinal de ataque cardíaco ou derrame;
- presença de risco de formação de coágulos arteriais ou venosos;
- histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos;
- diabetes com lesão de vasos sanguíneos;
- histórico de doença no fígado;
- histórico de carcinoma da mama ou dos órgãos genitais;
- mau funcionamento dos rins;
- presença ou antecedente de tumor no fígado;
- sangramento vaginal sem causa determinada.
Também não deve ser utilizado por mulheres com suspeita ou ocorrência de gravidez.
Além disso, mulheres sob o uso de medicamentos antivirais contendo ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir, e combinações destes medicamentos, não deve fazer uso do Yaz Flex nem do Yaz.
Remédios que podem interagir com estes contraceptivos
Alguns medicamentos podem reduzir a eficácia do Yaz Flex e do Yaz, ou causar sangramentos inesperados, são eles:
- remédios para epilepsia como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato;
- medicamentos para tuberculose como a rifampicina;
- remédios para AIDS e Hepatite C;
- medicamentos para infecções fúngicas como griseofulvina, antifúngicos azólicos, por exemplo, itraconazol e outros;
- medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio como verapamil;
- remédios para artrites e artroses;
- medicamentos com Erva de São João.
Além disso, o próprio Yaz e o Yaz Flex podem interferir na eficácia da ciclosporina, lamotrigina, melatonina, midazolam, teofilina e Tizanidina. Também foi reportado a possibilidade de aumento de potássio no sangue, se a pessoa tomar Yaz ou Yaz Flex com outros medicamentos que podem aumentar os níveis de potássio.
Sempre verifique a bula de qualquer remédio se estiver fazendo uso do Yaz e Yaz Flex. Eles também podem interferir em exames laboratoriais, portanto alerte seu médico e ao laboratório, caso seja necessário realizar algum exame de sangue e urina.