Álcool gel contra a gripe suína H1N1

Álcool gel contra a gripe suína? Verdade. Está comprovado que o álcool gel é uma medida eficaz de prevenir-se contra a doença. De acordo com notícias divulgadas na BBC Brasil, o álcool é eficiente, mas não dispensa a água e o sabão. O vírus da H1N1 fica nas gotículas microscópicas que a pessoa expele ao tossir ou espirrar, pode alcançar cerca de um metro e podem sobreviver por horas suspenso no ar ou até 24 horas em cima de superfícies e objetos, principalmente se for em temperatura baixa. Se uma pessoa tocar na superfície contaminada pode pegar o vírus e ainda espalhar para outras pessoas. Confira algumas dicas sobre o tipo de álcool e seu uso contra a gripe H1N1 (gripe suína).

Álcool gel contra a gripe suína

Álcool gel contra a gripe suína H1N1

Álcool gel contra a gripe suína H1N1

Tipo de álcool gel contra gripe suína

É preciso utilizar álcool 70% (tanto líquido quanto gel). Álcool menos de 70% não serve pois não mata o vírus. Atenção! Não é recomendado o uso de álcool 90% para higienização pois pode causar irritação na pele.

O indicado é comprar o álcool gel 70% vendido em farmácias e não comprar os líquidos vendidos em mercados, pois os de farmácia contém hidratantes próprios para a pele, não causando irritação.

Como usar o álcool contra gripe suína

Se as mãos estiverem sujas com catarro ou sangue, não passe álcool gel, primeiro lave as mãos com água e sabão e só depois use o álcool.

É muito importante lavar sempre as mãos, principalmente quando você chega da rua, pois uma das principais formas de contágio é o contato das mãos com a face. A pessoa coloca a mão em uma superfície contaminada e depois leva a mão na à boca, olhos ou nariz (mucosas). Quanto mais rápido o vírus entra em contato com as mucosas mais provável será a contaminação.

Outra dica para quando for espirrar ou tossir é usar lenço de papel tapando o rosto para o vírus não se propagar. A concentração de vírus na pele é alta até cinco minutos após ter tossido ou espirrado, e eles sobrevivem no lenço por até cerca de 15 minutos após o uso (jogue o lenço imediatamente no lixo). Se ver alguém espirrando ou tossindo próximo a você sem tapar a boca e nariz, saia de perto para ter menos chance de pegar.

E não adianta usar máscara de feltro e tecido, pois elas perdem a eficácia muito rápido. Conforme o uso elas vão ficando úmidas por causa da respiração e os poros do material abrem, é como se você nem estivesse usando máscara. A vida útil delas é de 15 minutos, por isso é indicada apenas para quem vai ter algum contato rápido com um paciente com a doença.

Deixe um Comentário