Sintomas da caxumba

Se você acompanha os noticiários provavelmente já deve ter ouvido que houve um aumento de casos de caxumba em algumas cidades brasileiras. Por isso, muitas pessoas estão querendo se informar sobre a doença como quais os sintomas da caxumba, como se prevenir e tratar a doença.

Sintomas da caxumba

O que é a caxumba?

A caxumba é uma doença causada por um vírus proveniente da família dos paramyxovirus, que provoca inflamações nas glândulas parótidas.

A doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de saliva infectada. Mesmo quando a pessoa ainda não desenvolveu os sintomas, pode transmitir a doença para outras pessoas, uma vez que o período de incubação vai de 14 a 25 dias. É possível transmitir a doença seis dias antes do início dos sintomas e em até nove dias após o aparecimento dos mesmos.

Quais os sintomas da caxumba?

A caxumba caracteriza-se por causar inchaço e dor nas glândulas que estão localizadas abaixo da mandíbula. Ainda causa muita dor muscular, dor ao engolir, febre, fraqueza, perda de apetite e mal estar. Ainda assim o inchaço na área do pescoço é o sintoma mais evidente da doença.

Como é feito o tratamento da caxumba?

Não existe um medicamento específico para a doença, visto que ela é tratada pelo próprio organismo. O médico pode indicar alguns analgésicos ou antitérmicos para amenizar os sintomas.

Sintomas da caxumba
Sintomas da caxumba, vacinação

Como evitar a doença?

A única maneira de se prevenir da caxumba é através da vacinação, que é feita ainda nos primeiros anos de dúvida. A vacina está disponível em postos de saúde. Caso tenha dúvidas se tomou ou não, procure um posto de saúde na sua cidade e solicite mais informações.

Pessoas que tiveram contato com portadores da doença, devem tomar a vacina de bloqueio, disponível nos postos de saúde.