Como desligar monitor quando bloquear Windows
No Windows podemos selecionar um tempo específico para desligar o vídeo quando o sistema ficar inativo, basta acessar as opções de energia do Windows. A única coisa chata é que ele só desliga quando você fica sem usar o sistema. É aí que entra o MpowerSaver. Um aplicativo portátil grátis que pode desligar monitor quando bloquear Windows. Ele consegue desligar o monitor automaticamente assim que você bloqueia a tela, sem necessidade de esperar um período de inatividade.
O mais legal é que, por ser portátil, não precisa de instalação. Além disso, ele possui um recurso extra que permite programar para o sistema dormir, entrar em espera, hibernar ou desligar.
Desligar monitor quando bloquear Windows
Comece fazendo download do aplicativo no site oficial http://mpowersaver.in. Depois é só extrair o arquivo e clicar no ícone “Mpowersaver.exe”.
Será adicionado um ícone do app na sua bandeja do sistema, próximo ao relógio do Windows e aparecerá o aviso de que ele foi iniciado. O MpowerSaver já estará rodando no fundo. Se você bloquear a tela (atalho Win+L) o monitor irá apagar na mesma hora. Para ele ligar é só movimentar o mouse ou deslizar o dedo no touchpad.
Se quiser verificar as configurações do app clique com o botão direito do mouse no ícone próximo ao relógio do Windows. Depois escolha “Restore”.
As configurações se dividem em duas abas, “General” (Geral) e “Advanced” (Avançadas). Dentro de Geral você pode programa para bloquear e desligar o monitor se o computador ficar inativo por um tempo específico (1) ou desligar o monitor quando o sistema ficar inativo por um tempo específico (2).
Já nas configurações Avançadas é possível programar data e horário (1) para o sistema hibernar, entrar em espera, reiniciar ou desligar (2). É um recurso útil principalmente se você não costuma desligar muito o computador e o sistema acaba ficando ligado por períodos de tempo grande.
Uma maneira muito boa de desligar o monitor automaticamente. MpowerSaver é compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, WIndows 8 e Windows 10 (tanto 32 quanto 64 bit).