Benefícios do café para a saúde
O café é uma das bebidas favoritas do brasileiro. Aliás, não só dos brasileiros. Ela é uma das mais consumidas em todo o mundo. São muitos os benefícios do café para a saúde quando há um consumo regular da bebida, sem exageros. Nesta postagem, iremos mostrar os principais.
Os principais benefícios do café para a saúde
É um estimulante natural: O café é rico em cafeína. Ela é uma substância estimulante e proporciona uma maior energia para o desenvolvimento de atividades. Seja você esportista, um estudante ou uma dona de casa, se sentirá muito mais disposta após uma xícara de café. Falando em estudantes, ele é ótimo para espantar o sono enquanto se estuda.
Estimula a concentração: se você precisa de concentração e foco, a cafeína presente na bebida também deixa o cérebro bem mais ativo. Com isso tanto o processamento quanto o armazenamento de informações se torna mais eficiente.
Evita doenças cardiovasculares e inflamatórias: os ácidos clorogênicos são poderosos antioxidantes que reduzem as chances de doenças do coração e também de doenças inflamatórias. Os ácidos clorogênicos ainda aparecem com mais intensidade no café verde.
Colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso: O café é rico em niacina que é uma vitamina do complexo B. Todas as vitaminas que fazem parte do complexo B são indicadas para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.
O café é bom para emagrecer?
Colabora para o emagrecimento: A cafeína também funciona como um termogênico, que estimula o gasto das calorias mais rapidamente e também colabora para a queima de gordura.
Pode diminuir as chances de câncer: por ter ação anti-inflamatória, o café pode combater os radicais livres. Estes radicais livres que são os responsáveis pelo crescimento desordenado das células que podem provocar o câncer.
Pode proteger o fígado de doenças: estudos já avançados podem provar que o café pode colaborar para evitar doenças do fígado, como a cirrose. Porém, ainda não há nada comprovado.
Melhora o sistema respiratório: O café pode funcionar como um dilatador natural das vias respiratórias. Desta forma, alivia sintomas de doenças como a asma e bronquite.
Qual a melhor maneira de consumir o café
O ideal é que você consuma o café puro. A quantidade diária recomendada seria de três a no máximo quatro xícaras médias por dia. Para quem prefere o café expresso, o indicado seria a metade desta quantidade, pois ele é muito mais concentrado.
Pessoas que sofrem com insônia, devem evitar a bebida após o horário do almoço. As grávidas devem consultar o seu médico sobre o consumo da bebida. Já quem está em processo de emagrecimento deve evitar as versões com creme, chocolates e afins, pois estes “adicionais” deixam a bebida muito mais calórica.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios do café para a saúde, que tal tentar incluir a bebida na sua rotina?