Saúde e Beleza

Benefícios do café para a saúde

O café é uma das bebidas favoritas do brasileiro. Aliás, não só dos brasileiros. Ela é uma das mais consumidas em todo o mundo. São muitos os benefícios do café para a saúde quando há um consumo regular da bebida, sem exageros. Nesta postagem, iremos mostrar os principais.


Os principais benefícios do café para a saúde

– É um estimulante natural: O café é rico em cafeína. Ela é uma substância estimulante e proporciona uma maior energia para o desenvolvimento de atividades. Seja você esportista, um estudante ou uma dona de casa, se sentirá muito mais disposta após uma xícara de café. Falando em estudantes, ele é ótimo para espantar o sono enquanto se estuda.

– Estimula a concentração: Se você precisa de concentração e foco, a cafeína presente na bebida também deixa o cérebro bem mais ativo. Com isso tanto o processamento quanto o armazenamento de informações se torna mais eficiente.

– Evita doenças cardiovasculares e inflamatórias: Os ácidos clorogênicos são poderosos antioxidantes que reduzem as chances de doenças do coração e também de doenças inflamatórias. Os ácidos clorogênicos ainda aparecem com mais intensidade no café verde.

Benefícios do café para a saúde

Os principais benefícios do café para a saúde

– Colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso: O café é rico em niacina que é uma vitamina do complexo B. Todas as vitaminas que fazem parte do complexo B são indicadas para o bom funcionamento de todo o sistema nervoso.

O café é bom para emagrecer?

– Colabora para o emagrecimento: A cafeína também funciona como um termogênico, que estimula o gasto das calorias mais rapidamente e também colabora para a queima de gordura.

– Pode diminuir as chances de câncer: Por ter ação anti-inflamatória, o café pode combater os radicais livres. Estes radicais livres que são os responsáveis pelo crescimento desordenado das células que podem provocar o câncer.

– Pode proteger o fígado de doenças: Estudos já avançados podem provar que o café pode colaborar para evitar doenças do fígado, como a cirrose. Porém, ainda não há nada comprovado.

– Melhora o sistema respiratório: O café pode funcionar como um dilatador natural das vias respiratórias. Desta forma, alivia sintomas de doenças como a asma e bronquite.

Qual a melhor maneira de consumir o café

O ideal é que você consuma o café puro. A quantidade diária recomendada seria de três a no máximo quatro xícaras médias por dia. Para quem prefere o café expresso, o indicado seria a metade desta quantidade, pois ele é muito mais concentrado.

Pessoas que sofrem com insônia, devem evitar a bebida após o horário do almoço. As grávidas devem consultar o seu médico sobre o consumo da bebida. Já quem está em processo de emagrecimento deve evitar as versões com creme, chocolates e afins, pois estes “adicionais” deixam a bebida muito mais calórica.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios do café para a saúde, que tal tentar incluir a bebida na sua rotina?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!