Pode beber cerveja tomando Ponstan?
Pode beber cerveja tomando Ponstan? O Ponstan, conhecido também como ácido mefenâmico, é um medicamento anti-inflamatório não esteroide utilizado no tratamento de vários tipos de dores como, dor de artrite reumatóide, cólica menstrual, dor muscular, dentária, dor de cabeça e outras. Muitas pessoas que precisam utilizar o ponstan, procuram se podem tomar uma taça de vinho ou um copo de cerveja ou alguma outra bebida alcoólica durante o uso do medicamento. Já explicamos aqui no site sobre os perigos de ingerir alguns remédios com álcool, vamos explicar um pouco sobre o ponstan abaixo.
E então, pode beber cerveja tomando Ponstan?
Na bula em português do Ponstan fabricado pela Pfizer e de outros genéricos fabricados Medley, Eurofarma, EMS, Germed, não tem alerta específico quanto ao uso de bebida alcoólica.
O que eles especificam é que o uso do ponstan ou ácido mefenâmico junto com alguma bebida alcoólica, pode aumentar o risco de sangramento no estômago e intestino! Os medicamentos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) sozinhos já aumentam o risco deste tipo de sangramento, a qualquer momento durante o tratamento. Ao consumir bebida alcoólica você estará aumetando a chance do problema ocorrer.
Nas especificações em inglês do Postel, que seria o similar ao Ponstan vendido nos Estados Unidos, vem escrito “Avoid drinking alcohol. It may increase your risk of stomach bleeding“, que seria “Evite o consumo de bebida alcoólica. Ela pode aumentar o risco de sangramento no estômago”.
Alguns sintomas do sangramento gastrointestinal são fezes negras ou escuras, sangue no vômito, câimbras no abdômen, vertigem, desmaio, cansaço e fraqueza, palidez, falta de ar, fraqueza e vômito parecido com borra de café.
Devido ao risco de complicações causadas pelo ácido mefenâmico e outros AINEs, a recomendação é que ele deve ser usado exatamente para o que foi prescrito, na menor dose possível para seu tratamento e pelo menor tempo possível.
Caso esteja pensando em beber algum tipo de bebida alcoólica, converse com seu médico para saber o que ele recomenda. Evite o consumo de bebida junto de medicamentos! Pode não ser uma boa idéia.