Como sacar o dinheiro de pessoas falecidas do “Valores a Receber”

Quer saber como fazer para sacar o dinheiro de pessoas falecidas do Valores a Receber do Banco Central? Muitas pessoas estão encontrando dificuldades na hora de sacar o dinheiro de pessoas que já faleceram. Para poder sacar o valor, é necessário comunicar o óbito à Receita Federal. Saiba mais como proceder.

O site “Valores a Receber” do Banco Central traz informações sobre valores que foram “esquecidos” em contas bancárias. São fundos de contas encerradas, consórcios e outros. Caso o portador do CPF tenha algum valor disponível, poderá solicitar o saque via PIX.

Como fazer para sacar o dinheiro de pessoas falecidas do “Valores a Receber”?

Como sacar o dinheiro de pessoas falecidas do Valores a Receber

Alguns familiares têm encontrado dificuldades para sacar o dinheiro de pessoas falecidas do “Valores a Receber”, mas é possível resolver o problema de maneira simples, basta comunicar o falecimento à Receita Federal.

Para fazer este comunicado é necessário que o responsável vá até uma unidade de atendimento da Receita ou então pela internet. O responsável pode ser o inventariante, cônjuge, companheiro ou sucessor de qualquer título (desde que haja bens a inventariar no Brasil), ou então cônjuge, companheiro ou parente, caso não haja bens a inventariar. Também é preciso levar um documento que comprove o óbito. Este documento pode ser:

  • certidão de óbito, nascimento ou casamento que conste a averbação da data do óbito;
  • Documento de identificação oficial da pessoa falecida, caso não conste data de nascimento, naturalidade e filiação na certidão de óbito;
  • documento que comprove a legitimidade do solicitante;
  • documento de identificação oficial com foto do solicitante.

Caso o comunicado de óbito seja feito de forma presencial, a informação será incluída no CPF do falecido no ato do atendimento. Se for feito via internet, a informação poderá ser incluída em até 48 horas.

Passo a passo para sacar o dinheiro de pessoas falecidas no “Valores a Receber”:

  1. Acesse a página “Valores a Receber” para verificar se existe algum valor pendente para saque;
  2. Informe o CPF e data de nascimento da pessoa que deseja realizar uma consulta para saber se tem algum valor a receber. Clique em “Consultar” para prosseguir;
  3. Caso não tenha nenhum valor a receber, o sistema sugere uma consulta posterior, uma vez que novos dados são encaminhados pelo Banco Central com frequência Se houver algum valor, prossiga para o próximo passo;
  4. O usuário é encaminhado para uma nova página. Se houver muitos acessos simultâneos, como resultado, poderá surgir uma fila de espera virtual. Aguarde chegar sua vez para prosseguir;
  5. Assim que a página ficar disponível, faça login com a conta gov.br. Lembrando que a conta Gov deve ser do representante da pessoa falecida;
  6. Logo é feito o encaminhamento do usuário para uma nova página. Escolha a opção “Valores de pessoas falecidas”;
  7. Em seguida aceite o Termo de Responsabilidade. Ao fazer o aceite, o usuário terá acesso aos dados do falecido. O responsável fica comprometido a manter os dados em sigilo;
  8. Após aceitar os termos, o próximo passo é informar o CPF e a data de nascimento do falecido;
  9. Caso tenha algum valor a receber, verifique-os em seguida. Também é possível visualizar as instituições e os canais de contato.

De posse destas informações, na sequência, o interessado deve entrar em contato com cada instituição listada para receber orientações de como solicitar os valores e quais os documentos que precisa apresentar para finalmente sacar o dinheiro de pessoas falecidas.

Cuidado com possíveis golpes

O único site disponível para verificar os valores a receber é o site indicado pelo Banco Central. Não clique em links que chegam via mensagens SMS, WhatsApp, Telegram ou E-mail. Por outro lado, também não forneça seus dados para desconhecidos, pessoas mal intencionadas podem utilizá-los em golpes.

Por último, caso tenha qualquer dúvida, procure sempre os canais oficiais ou então sua instituição bancária de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *