Benegrip funciona? Quais efeitos colaterais?
Será que Benegrip funciona mesmo? Para o que serve este medicamento que pode ser tomado na forma de xarope ou comprimido? Existem efeitos colaterais do uso de Benegrip? Tem algum perigo? A seguir explicamos um pouco sobre esse medicamento recomendado para gripe e resfriados muito usado no Brasil.
Benegrip funciona?
O Benegrip funciona elevando a tolerânica à dor e à febre do paciente. É um medicamento indicado para gripes e resfriados, composto por dipirona sódica, maleato de clorfeniramina e cafeína.
Especificamos cada um dos compostos na lista abaixo:
- A dipirona sódica é um analgésico e antipirético. O analgésico ajuda a aliviar dor no corpo e o antipirético reduz a temperatura do corpo em caso de febre.
- O maleato de clorfeniramina é um antialérgico, também conhecido como anti-histamínico usado na prevenção dos sintomas de condições alérgicas. Ajuda a reduzir coriza e descongestionar o nariz.
- A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que aumenta a atividade analgésica e dá sensação de bem-estar.
Quais efeitos colaterais? Tem alguma contraindicação?
Os efeitos colaterais mais comuns, que costumam acontecer em 10% dos pacientes, são:
- sedação;
- tontura;
- zumbido;
- fadiga;
- incoordenação motora;
- vista curta;
- visão dupla;
- euforia;
- nervosismo;
- insônia;
- tremores.
Outras reações adversas menos comuns:
- perda de apetite;
- náusea;
- vômito;
- desconforto epigástrico;
- prisão de ventre;
- Diarreia.
Por conter dipirona, o Benegrip não é indicado para quem sofre de asma ou infecções respiratórias crônicas, para pacientes com úlcera gastroduodenal, com glaucoma de ângulo fechado, com inflamação nos rins, com alterações nas células do sangue e quadros clínicos de grave comprometimento cardiocirculatório. Esses pacientes podem desenvolver choque.
Também não é indicado para gestantes nos três primeiros meses da gravidez e para crianças menores de 12 anos.
Além disso, o Benegrip não deve ser consumido junto com bebida alcoólica (pode potencializar o efeito do álcool), com medicamentos para dor de grande intensidade, com anti-inflamatórios, com imunossupressores (reduz a eficácia dos imunossupressores) e com medicamentos para depressão e ansiedade (potencializa o efeito destes medicamentos).
Sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento. O remédio pode trazer riscos para sua saúde.