Variedades

Água sanitária para limpar verduras, legumes, frutas

A água sanitária ou hipoclorito de sódio é o melhor produto para higienizar frutas, legumes e verduras. É a única que remove microorganismos e bactérias como E. coli e E. faecium. Passar somente água ou vinagre ou bicarbonato de sódio não são suficientes! O bicarbonato é excelente para remover agrotóxicos de tomate, maçã e outras frutas, legumes e verduras, mas ele não remove os micróbios que a água sanitária consegue remover. Saiba agora qual quantidade de água sanitária para limpar verduras, legumes, frutas corretamente, se pode usar qualquer uma marca e outros detalhes importantes.


Água sanitária para limpar verduras, legumes, frutas

Pode usar qualquer água sanitária? Qual marca para lavar verduras?

Não! Tome cuidado, é preciso verificar no rótulo se a água sanitária é somente água sanitária mesmo e 2,5% cloro. Algumas água sanitárias vêm com corantes, fragrâncias, detergentes e outros produtos tóxicos.  Leia o rótulo!

Alguns exemplos de marcas de água sanitária 2,5% cloro que podem ser usadas para limpar frutas e legumes são água sanitária Ypê (inclusive vem escrito no rótulo), a água sanitária Brilux, água sanitária Estrela, água sanitária Candura, água sanitária Super Globo, água sanitária Super Candida e outras.

Qual quantidade de água sanitária usar?

O recomendado normalmente é uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

Quanto tempo tem que deixar os legumes e frutas na água sanitária?

Deve-se deixar 15 minutos de molho. Depois enxaguar muito bem para remover terra, ovos e larvas de insetos que estejam presos neles.

Água sanitária para limpar verduras, legumes, frutas

Água sanitária para limpar verduras, legumes, frutas

Como usar a água sanitária para limpar?

Comece lavando as frutas, legumes ou verduras na água corrente, para soltar o excesso de sujeira. Se necessário use a escovinha para alimentos.

Em seguida encha uma vasilha com água para cobrir. Meça a quantidade de água que colocou. Você terá que colocar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água usado. Deixe de molho por 15 minutos.

Depois deste tempo enxágue bem para remover o máximo de água sanitária possível.

Alternativa à água sanitária e precauções

Outra opção para quem não quiser usar a água sanitária é usar solução de peróxido de hidrogênio 3% (água oxigenada), ele é menos agressivo para o sistema digestivo. O uso é o mesmo, uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio em 1 litro de água e deixar de molho 15 minutos. Depois enxágue bem.

Não esqueça, se a fruta ou legume já estiver com parte podre (fungo) não é recomendável comê-los. A não ser no caso de cenouras, batatas e outros legumes duros que o mofo não consegue se espalhar rapidamente.

Atenção! Não é aconselhável o uso da água sanitária ou hipoclorito de sódio por pessoas que tenham problemas de tireoide por causa do cloro. O cloro reduz absorção do iodo no intestino e é justamente o iodo que é fundamental para o bom funcionamento da tireiode.

Higienizar verduras com bicarbonato? Higienizar verduras com vinagre?

Como falamos no início do post, o bicarbonato e o vinagre não fazem a limpeza como a água sanitária ou hipoclorito. O bicarbonato pode ser usado para remover agrotóxicos de tomate, morango e outros. Já o vinagre facilita apenas na remoção de larvas, terra ou ovos que estejam na casca, essas sujeiras se soltam mais facilmente, mas ele não remove bactérias.

Lavar verduras com detergente?

Não é recomendável o uso de detergente nem sabão para limpar frutas, legumes e verduras. Ele até consegue remover 70% do agrotóxico no alimento, mas é perigoso para saúde por causa dos produtos em sua composição.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários

  1. rainydayss disse:

    Oi Josell

    Acredito que não precise lavar quando você usa aqueles comprimidos de cloro póprios para higienização de verduras. Mas quando se lava com água sanitária, é preciso sim lavar depois com bastante água, senão a pessoa vai engolir um monte de água sanitária, o que faz muito mal à saúde.

    Abs