Para que serve o bicarbonato de sódio?

Para que serve o bicarbonato de sódio? Você já se perguntou isto? O bicarbonato de sódio é um composto químico de cor branca com inúmeras utilidades. Ele é levemente salgado e alcalino, parecido com o carbonato de sódio presente nos refrigerantes e água gasosa. Sua forma mineral natural é o Natrão. Seja em casa ou em laboratórios, é possível usá-lo para uma série de coisas, inclusive por suas propriedades medicinais. Ele é um verdadeiro coringa! Neste post, mostraremos algumas dicas de como você pode utilizar o bicarbonato de sódio na sua vida.


Para que serve o bicarbonato de sódio?

Bicarbonato de sódio para limpeza e utilidades domésticas

Tirar mofo e bolor de roupa

Uma das dicas mais famosas do bicarbonato é para remover mofo da roupa. Basta ferver a roupa com um litro de água com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. É importante tomar cuidado pois algumas roupas não aguentam as temperaturas altas!! Depois que o mofo sumir lave normalmente.

Tirar cheiro ruim da geladeira

Você pode colocar uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um pires e deixar na geladeira por pelo menos uma semana. Troque o bicarbonato ao fim deste período.

Remover o odor e limpar latas de lixo

Prepare uma solução de água e bicarbonato de sódio e deixe dentro da lata por alguns minutos.

Limpar tábua de carne

Basta esfregar bicarbonato de sódio na tábua com uma esponja e enxaguar em seguida.

Limpar o rejunte de azulejo

Faça uma solução contendo uma colher de chá de bicarbonato de sódio misturado ao suco de meio limão. Aplique no rejunte e remova após cinco minutos.

Remover cheiro ruim da esponja da cozinha

Basta mergulhar a esponja em uma solução preparada com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água morna. Deixe a esponja de molho por pelo menos 15 minutos.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

Para que serve o bicarbonato de sódio

Desentupir ralo de banheiro e da cozinha

Jogue no ralo meia xícara de bicarbonato de sódio e logo em seguida uma xícara de vinagre (não importa o tipo). Deixe agir por alguns minutos e em seguida jogue água bem quente no ralo.

Polimento de peças de prata

Faça uma pasta com três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água. Passe esta pasta na peça e enxague em seguida para fazer o polimento.

Limpar caixa de areia do gato

Utilize uma esponja antiga e esfregue bicarbonato de sódio na caixa toda. Deixe agir um tempo depois lave com bastante água.

Bicarbonato de sódio na saúde e higiene

Amenizar problemas de mau hálito ou úlceras na boca

Faça bochechos três vezes ao dia com uma solução de bicarbonato de sódio e água.

Pasta de dente natural para dentes e gengivas

O bicarbonato tem uma ação abrasiva suave e ajuda a remover placas e polir os dentes. Além disso tem atividade antibacteriana.

Para melhorar ainda mais misture seis partes de bicarbonato com uma parte de sal marinho, coloque no processador e misture por 30 segundos. Depois coloque em uma vasilha. Molhe o dedo e passe um pequena quantidade nas gengivas de vez em quando. Depois cuspa, deixe passar 15 minutos e enxágue a boca.

Amenizar acidez no estômago e indigestão

O bicarbonato de sódio reduz o ácido do estômago, ele age rapidamente mas deve ser utilizado para lívio temporário. Em casos mais graves é preciso tomar medicação tipo pantoprazol.

Desodorante natural

Quem não tiver desodorante por perto e esteja precisando passar alguma coisa nas axilas antes de sair, tente um pouco de bicarbonato de sódio com água. Forme uma pasta e passe nas axilas. Quem quiser pode esfregar apenas o bicarbonato direto nas axilas.

Mordidas de insetos ou queimadura de urtiga

Passe uma pasta de bicarbonato de sódio com água na mordida para aliviar a coceira. A pasta também pode ser usada para alivir também queimaduras de urtiga pois neutraliza toxinas e irritantes na superfície da pele.

Esfoliante natural e molho para os pés

Misture três colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna para revigorar os pés, depois é só mergulhar os pés e esperar. Quem estiver precisando esfoliar os pés pode esfregar pasta de bicarbonato de sódio neles.

Também pode fazer a pasta com três partes de bicarbonato com uma parte de água para esfoliar rosto e corpo.

Limpeza das mãos

Uma pasta de três partes de bicarbonato com uma parte de água para esfregar as mãos, removendo sujeiras e odores.

Remover farpas da mão, pé ou do corpo

Misture uma colher de sopa de bicarbonato em um copo pequeno de água, depois mergulhe a área afetada duas vezes por dia. A maioria das farpas vão sair naturalmente com o tratamento.

Aliviar queimadura de sol

Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio na banheira morna e fique dentro. Quando sair não seque a pele para não remover o bicarbonato, ele vai dar alívio na queimadura. Quem não tiver banheira pode fazer uma compressa de bicarbonato com água fresca e aplicar na queimadura. Mas cuidado! Se for queimadura grave consulte médico.

Agora você já sabe para que serve o bicarbonato de sódio, quando alguém falar que é só para limpar os dentes, você já pode rebater falando sobre suas outras utilidades. Conhece mais algum uso para o bicarbonato de sódio? Conte-nos pelos comentários.

Nenhuma resposta para “Para que serve o bicarbonato de sódio?”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.