Alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar


Você sabia que existem alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar? Muitas pessoas gostam de lavar carne de churrasco, lavar o frango ou o peixe, mas será que estas carnes podem ser colocadas embaixo da água? Neste post explicaremos sobre os alimentos não devem ser lavados pois tem risco de espalhar as bactérias causando perigo para sua saúde.

Alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar

Frango e outras aves

Já falamos aqui no site sobre o perigo de lavar o frango antes de cozinhar. Ao lavar o frango na pia com sabão, você está aumentando o risco de intoxicação alimentar pela bactéria que fica embaixo da pele do frango e outras aves. As gotas de água ainda vão respingar pela cozinha contaminando outras coisas.

As bactérias campylobacter, salmonella e outras não morrem na lavagem, só irão morrer quando a carne for bem cozida. Por isso não se deve comer carne de frango crua.

Carne vermelha

Lavar a carne vermelha de churrasco ou que você prepara no dia a dia é tão perigoso quanto lavar o frango antes de cozinhá-lo. Não importa se é carne de vaca, cordeiro, porco ou outra carne vermelha, ela não deve ser lavada antes de cozinhar pois a lavagem ajuda a propagar a bactéria na carne, na cozinha e nas suas mãos.

Além disso a água vai adicionar umidade na carne e criará vapor no preparo, alterando o sabor final.

Alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar
Quais alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar?

Quem quiser remover o sanbgue passe papel toalha ou guardanapo em volta da carne ao invés de colocar embaixo da bica.

Para quem quiser marinar a carne, deixe-a sempre na geladeira e tome cuidado para não contaminar outras coisas com a água em que a carne ficou marinando.

Peixes

A lavagem do peixe com água deve ser evitada sempre que possível pois, assim como os outros tipos de carne, você estará aumento o risco de contaminação cruzada dos alimentos, utensílios da cozinha, bancada etc.

Você deve colocar na água apenas os peixes que precisam ser dessalgados ou por algum outro motivo.

Saladas pré-lavadas

Quando está escrito na embalagem que a salada é pré-lavada não há necessidade de lavar de novo. Além de economizar água, você evita a contaminação cruzada, quando microorganismos são transferidos de um alimento para outro por meio de utensílios, bancada e outros equipamentos.

Ovos nunca devem ser lavados

Algumas pessoas acreditam que precisam lavar o ovo antes de usá-los, principalmente quando estão um pouquinho sujos. Mas a verdade é que os novos normalmente são cobertos por uma substância que protege o ovo de bactérias (cutícula), quando você lava está removendo está substância protetora, o que pode permitir a entrada de bactérias dentro do ovo.

Se o ovo estiver com sujeirinhas, você pode lavá-lo imediatamente antes de preparar. Assim não a bactéria não terá tempo de contaminar o alimento.

Cogumelos

Os cogumelos não tem tanto risco de contaminação, a não ser que algum local da cozinha esteja contaminado. Mas eles poderão ter o sabor modificado se ficarem muito tempo em contato com a água. A dica para limpar é passar papel toalha umedecido, pois eles absorvem toda a água como se fossem uma esponja.

Massa

A massa provavelmente não vai fazer você ter intoxicação alimentar. Colocamos ela na lista pois muitas pessoas adoram enxaguar a massa depois de cozida, e isto é um erro gravíssimo se você quer que a massa fique gostosa.

Ao lavar a massa você está removendo todo amido dela, e é o amido que justamente ajuda a massa a absorver melhor o molho usado no prato.

Lave somente se for usar a massa em saladas ou pratos em que usar a técnica stir-fry.

Conclusão

É preciso ter muito cuidado ao preparar alimentos na cozinha. A recomendação de especialistas para limpeza de utensílios, bancadas e acessórios utilizados no preparo é lavar com água quente e sabão, somente a água quente poderá matar bactérias que estejam presentes. Não esqueça sempre de lavar as mãos antes e depois do preparo de qualquer comida.

1 comentário em “Alimentos que você nunca deve lavar antes de cozinhar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.