Nunca lavar o frango antes de cozinhar, verdade ou mito?


Nunca lavar o frango antes de cozinhar, verdade ou mito? Muitas pessoas adoram lavar o frango cru antes de preparar, algumas pessoas inclusive passam a esponja com detergente como se estivesse lavando louça. Mas será que isso não traz algum perigo para saúde? Pode enxaguar o frango cru antes de cozinhá-lo?

Nunca lavar o frango antes de cozinhar

É verdade que você não deve nunca lavar o frango cru, nunca. Ao lavar o frango cru você está aumentando, e muito, o risco de ter intoxicação alimentar por bactérias Campylobacter.

As aves domésticas são as únicas carnes normalmente processadas com a pele. Ela tem o maior risco de abrigar micróbios perigosos como a Campylobacter, a salmonela e a Escherichia coli. Se você passar água nela, estará não só espalhando os germes na própria carne como também na pia da cozinha e nas suas mãos.

As gotas de água respingadas podem saltar à 50 cm de distância em qualquer direção, levando junto várias células de Campylobacter ou outra bactéria que esteja presente. E uma quantidade mínima destas células é suficiente para causar intoxicação alimentar.

Nunca lavar o frango antes de cozinhar, verdade ou mito?
Nunca lavar o frango antes de cozinhar, verdade ou mito?

A intoxicação alimentar por estas bactérias podem causar dor de barriga, diarréia severa e até vômitos que duram dois a cinco dias. Algumas pessoas também têm febre de 38°C ou mais.

Em casos mais graves pode ocorrer síndrome do intestino irritável (SII), artrite reativa e síndrome e Síndrome de Guillain-Barré.

A salmonela pode levar a morte pessoas muito jovens, fracas ou idosas. Por isso é muito importante ter cuidado com preparo dos alimentos.

Como evitar intoxicação alimentar causada pelo frango?

O frango cru deve ficar em pote coberto com tampa e sempre na geladeira, se não for comer logo, guarde-o no freezer para congelar. Quando for comer coloque na geladeira para descongelar de um dia para o outro.

Nunca lave o frango, ao cozinhar você irá matar as bactérias que podem estar na pele. A lavagem com água não mata bactéria nenhuma e ainda contamina a cozinha.

Não esqueça de lavar bem os utensílios utilizados para o preparo do frango. Lave também as mãos com sabão e água morna.

Ao preparar cozinhe bem a carne antes de servir, não pode ficar com parte vermelha no meio, tem que estar branquinho por dentro. Sempre verifique na parte mais gordinha do frango para ter certeza de que está todo bem cozido.

1 comentário em “Nunca lavar o frango antes de cozinhar, verdade ou mito?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.