Benefícios da água morna com limão para a saúde

Benefícios da água morna com limão para a saúde são muitos, por isso, cada vez mais pessoas vem criando este hábito todas as manhãs.


O limão é uma das frutas mais completas do mundo e só ela já traz uma série de benefícios para a saúde pois é rico em vitamina C, potássio, reduz a hipertensão, possui fibras que reduzem a absorção de gordura, é composto por minerais como sílica, cálcio, ferro, manganês, melhora a digestão e é uma fruta que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo.

Os benefícios da água morna com limão para a saúde

Benefícios da água morna com limão para a saúde
Benefícios da água morna com limão para a saúde

Um hábito comum entre praticantes da “medicina” Ayurveda é beber água morna com limão todas as manhãs em jejum. Agora, pessoas em todo o mundo vem adotando esta estratégia para ganhar mais saúde. Para quem não conhece, a Ayurveda é desenvolvida na Índia há mais de sete mil anos e é a oficial do país.

Por que consumir o limão com água morna?

Ao ingerir a fruta em conjunto com a água morna, o organismo gasta menos energia para processar o líquido e levar os nutrientes para as células. Veja abaixo alguns benefícios da água morna com limão para a saúde:

– É um detox natural. Ao ingerir água morna com limão, grande parte das toxinas prejudiciais ao organismo são eliminadas por conta da propriedade diurética do limão. Desta forma, ainda contribui para evitar o aparecimento de cálculos renais.

– Pode equilibrar os níveis e pH do organismo. O limão possui ácido ascórbico e ácido cítrico que são facilmente metabolizados pelo corpo.

– Pode ser bom para a saúde da pele. A vitamina C e os antioxidantes presentes no limão ajudam no combate as rugas reduzem as manchas e o ressecamento da pele.

– Pode repor naturalmente os sais minerais perdidos pelo corpo, principalmente após esforço físico.

– Pode ajudar a reduzir o colesterol ruim (mas as evidências ainda são fracas). Os antioxidantes presentes no limão poderiam ajudar no combate ao LDL, conhecido como “colesterol ruim”, responsável pelo aparecimento de doenças cardíacas.

– Pode melhorar o sistema imunológico. A vitamina C presente em alta quantidade no limão ajuda no combate a doenças como gripes e resfriados e inflamações oportunistas.

– Pode melhorar a digestão. O limão estimula a produção da bile, que auxilia na digestão e ainda alivia sintomas de azia e flatulência. Além disso é composto por 10% de carbodratos, a maioria deles fibras solúveis e açúcares. Sua fibra principal é pectina, que está relacionada a vários benefícios para saúde.

– Pode promover a sensação de saciedade. A pectina presente na fruta pode promover uma sensação de saciedade por mais tempo, que auxilia na perda de peso (mas ainda são necessários mais estudos em humanos para confirmar esta teoria). Sabe-se que a água em si já ajuda a reduzir o consumo de calorias diárias. A água com limão, por ser baixa em calorias, pode ser uma ótima opção para aquelas pessoas que não gostam de beber água pura.

– Pode reduzir a pressão arterial. O potássio presente na fruta é um grande aliado no combate a hipertensão.

– Pode melhorar o hálito. É um grande auxiliar na limpeza dos dentes e também ajuda a evitar doenças bucais como a gengivite. Mas é preciso na moderação, pois o ácido cítrico do suco do limão pode corroer o esmalte dos dentes.

Como consumir a água com limão?

Basta aquecer a água, não precisa ferver nem deixar muito quente e adicionar o suco de meio limão. Consuma em seguida.

Para quem não conseguir se acostumar com a água morna, pode consumir com água gelada normalmente que você também conseguirá os benefícios da fruta.

Aviso

É importante informar que não há evidências científicas irrefutáveis da eficácia da Ayurveda, por isso não é recomendado que ela seja chamada de “medicina”. Ayurveda se trata mais de uma visão de mundo do que de um método de pesquisa. É uma superstição antiga, não ciência. Os benefícios especificados acima estão relacionados à composição química do limão, e muitos ainda necessitam de estudos mais sérios para sua comprovação. E para termos dados concretos sobre quantidade necessária para obter cada um dos benefícios.


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