Saúde e Beleza

Benefícios da laranja para a saúde


A laranja é uma das frutas cítricas mais populares não só no Brasil, mas também no mundo. Os benefícios da laranja para a saúde são muitos, uma vez que ela é rica em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Os principais benefícios da laranja para a saúde

A laranja é uma fruta com poucas calorias, porém é rica em frutose, por isso o ideal é consumir a mesma somente em sua forma natural, evitando principalmente os sucos, que acabam ficando com uma quantidade muito alta de açúcar. Ingerindo apenas o suco da laranja, você consome menos fibras e acaba consumindo muito mais calorias.

Dentre os principais benefícios da laranja para a saúde, podemos destacar os seguintes:

Prevenção de gripes e resfriados

 A laranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C, que é um poderoso agente para melhorar os níveis de imunidade do organismo, evitando doenças como gripes e resfriados.

Evitam inflamações oportunistas

Os flavonoides presentes na fruta são verdadeiros anti-inflamatórios naturais, que protegem o organismo contra pequenas inflamações.

Os principais benefícios da laranja para a saúde

Os principais benefícios da laranja para a saúde

Evita o envelhecimento precoce das células

A vitamina C além de contribuir para a imunidade, também é um poderoso antioxidante que evita o envelhecimento precoce das células, que podem resultar em doenças.

Traz benefícios para a pele

Os antioxidantes presentes na fruta aumentam também a produção de colágeno, que é a substância responsável pela elasticidade da pele. Ela também combate os radicais livres que causam doenças como o câncer de pele, além de amenizar os efeitos das rugas e marcas de expressão.

Colabora para uma boa digestão

Um dos grandes benefícios da laranja para a saúde é justamente colaborar para uma boa digestão. Ela é rica em fibras e ainda aumenta a produção de sucos digestivos que tornarão a sua digestão mais eficiente. Desta forma, ainda evita o aparecimento de azia e inchaços causados pelos gases.

Ajuda a diminuir o colesterol ruim

O betacaroteno juntamente com as fibras naturais solúveis são ótimos agentes para diminuir o colesterol ruim do sangue. Ajudando a evitar doenças das coronárias.

Melhora a absorção de ferro

Pessoas que sofrem com doenças como a anemia, podem ingerir a fruta para aumentar a absorção de ferro pelo organismo. A quantidade de vitamina C colabora fortemente para esta função.

Outros benefícios da laranja para a saúde seriam: estimular o sistema de desintoxicação do corpo, prevenir doenças como o câncer, reduzir a pressão arterial, controlar a acidez excessiva do organismo.

Qual a melhor maneira de consumir a fruta?

Conforme mencionamos lá no início, o ideal é que você faça a ingestão da fruta in natura para que possa usufruir de todos os benefícios citamos. Ao transformar a laranja em suco, por exemplo, além de aumentar as calorias consumidas, você também deixa de consumir uma boa quantidade de fibras naturais, responsáveis pela boa função do organismo.

Mas nada impede de você preparar também receitas com laranja ou usá-las como preferir. Nesse caso, apenas faça uso do bom senso e use com moderação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários