Benefícios da natação para a saúde


Você conhece os benefícios da natação para a saúde? Está pensando em praticar natação para melhorar a qualidade de vida? Pois saiba que ela é uma ótima opção para sua aptidão cardiovascular, para alívio do estresse, para reduzir o risco de pressão arterial alta e muito mais. Neste post falaremos um pouco sobre a natação e como ela pode melhorar sua saúde.

A natação trabalha o corpo todo melhorando definição muscular e força

Nadadores ganham força muscular por todo o corpo, pois ao nadar a pessoa utiliza grandes segmentos tanto da parte superior quanto inferior do corpo. Para se mover através da água é utilizar mais grupos musculares do que, por exemplo, na corrida, onde apenas os músculos das pernas são fortalecidos.

Cada tipo de nado utiliza conjuntos de músculos diferentes. O nado livre trabalha os músculos do ombro e peito, além de trabalhar os músculos das pernas. Já o nado costas trabalha músculos posteriores do ombro e parte superior das costas. O nado peito trabalha bíceps, tríceps, peitorais e outros.

Natação queima muitas calorias

Precisamos de muita energia do corpo para conseguir mexer todos esses músculos, e isso queima muitas calorias para gerar a energia necessária. Quanto mais alta a intensidade, mais calorias se queima.

A natação como lazer, por exemplo, queima em média 220 calorias a cada 30 minutos, para uma pessoa de 70 kg. Nados como borboleta em alta intensidade, podem queimar até 400 calorias em 30 minutos.

Benefícios da natação para a saúde
Principais benefícios da natação para a saúde

Natação traz benefícios para saúde cardiovascular

De acordo com profissionais da saúde, duas horas e meia por semana de atividade física de intesidade moderada, pode trazer muito benefícios para saúde. A natação faz tão bem quanto ciclismo, caminhadas e outras atividades.

A água da natação faz uma pressão hidrostática no corpo, que empurra o sangue para o coração e melhora a circulação. Quanto mais fundo a pessoa submergir, maior é essa pressão.

Natação é atividade de baixo impacto

Nosso corpo flutua na água, o que reduz o peso corporal por cerca de 90% quando a pessoa fica submersa até o nível do peito. Por isso na natação as articulações são menos prejudicadas do que em exercícios em terra. Sendo uma ótima opção para pessoas de idade.

Além disso pessoas que têm dor nas articulações, normalmente conseguem fazer natação, pois a pressão hidrostática ajuda a reduzir a sensibilidade à esta dor.

Ela também pode ser benéfica para pessoas com artrite, com problemas nas costas, fibromialgia e obesidade.

Natação traz benefícios para saúde mental reduzindo estresse e depressão

Qualquer atividade física feita regularmente, inclusive natação, estão ligadas a um menor estresse psicológico e à melhora do humor, devido à liberaão de endorfina.

Quando feita com as técnicas corretas, a natação envolve respiração rítmica que pode desencadear a parte do nosso sistema nervoso que é responsável pelo descanso e relaxamento. Um relaxamento semelhante ao da yoga.

Natação é uma boa opção para quem sofre de asma

A natação pode ser uma atividade mais segura para pessoas que sofrem de asma induzida por atividades físicas. Ela promove um esforço constante e moderado em comparação com outros exercícios como a corrida.

Além de aliviar os sintomas da asma, a natação pode melhorar o estado geral dos pulmões. Alguns estudos sugerem que a natação melhora a função pulmonar, especialmente em crianças.

O recomendado é fazer, pelo menos, três treinos de 40 minutos por semana, ao invés de apenas um dia de duas horas, por exemplo. O corpo precisa ficar no ritmo, senão o treino acaba sendo menos eficiente.

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