Benefícios da pipoca para saúde
Existem benefícios da pipoca para saúde? Elas são mesmo saudáveis ou isso é mentira para vender pipoca? Pipoca de micro-ondas dá no mesmo que fazer em casa? Neste post falaremos um pouco sobre a pipoca, sua composição e qual tipo de pipoca é considerada saudável.
Existem benefícios da pipoca para saúde?
É verdade que a pipoca pode trazer benefícios para quem comê-la, ela é rica em fibra e tem baixa caloria. Mas não é verdade que todas as pipocas são iguais, as pipocas de cinema ou pipocas de micro-ondas não são saudáveis como as preparadas em casa.
Por serem ricas em fibras, os grãos integrais da pipoca têm sido associados a um menor risco de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde. Os profissionais da saúde recomendam que metade de todos grãos integrais que consumimos diariamente sejam grãos integrais provenientes de produtos naturais como a pipoca. Ela possui mais fibras por porção do que os famosos pão integrais industrializados.
Além das fibras as pipocas são ricas em polifenóis, que são antioxidantes que estão ligados a vários benefícios para saúde como uma melhor circulação sanguínea, melhor função cognitiva e diminuição de risco de certos tipos de câncer.
E não é só isso, devido à alta quantidade de fibras, a pipoca dá uma maior saciedade, podendo ajudar na perda de peso, pois a pessoa acaba comendo menos. Por exemplo, se você beber 200 calorias de refrigerante, ele não irá satisfazer da mesma forma que 200 calorias de pipoca, com muito mais quantidade.
Qual a versão mais saudável de pipoca?
A versão que traz mais benefícios para saúde é a pipoca estourada no ar quente temperada com um pouquinho de sal ou algum tempero de sua preferência (alguns exemplos são páprica defumada, canela, lemon pepper, pimenta do reino e outras).
A pipoca de cinema e de micro-ondas não servem para comparação, a de micro-ondas costuma ter mais calorias e muito mais sódio (um perigo para, já a de micro-ondas contêm gordura hidrogenada, aditivos e conservantes. Evite também as com açúcar ou caramelo, pois também não são saudáveis.
Para ser saudável é preciso que seja pipoca caseira. De preferência frita no ar quente, azeite, óleo de girassol (milho ou canola), que são gorduras mais saudáveis. E com pouquinha quantidade de sal ou uso de temperos para não utilizar o sal.