Benefícios do abacate para a saúde

Os benefícios do abacate para a saúde são muitos. Ele é um fruto que vem entrando cada vez mais nos cardápios do brasileiro por ser rico em nutrientes. Também é um grande aliado para quem busca perder peso sem perder saúde. Além disso, também é muito usado no meio estético para tratamentos de beleza.


Vale ainda dizer que, ao contrário do que muita gente imagina, o abacate não é responsável por aumentar o colesterol ruim. Por isso, ele deve ser incluído na dieta de quem deseja uma alimentação mais saudável.

Os principais benefícios do abacate para a saúde

– Pode ser bom para a visão: o abacate é rico em dois carotenoides, luteína e zeaxantina. Esses carotenóides estão especialmente concentrados nos tecidos dos olhos, onde protegem contra os raios ultravioletas do sol, sem permitir que estes causem danos a retina. Também evita doenças como a catarata e a degeneração precoce.

– Possui uma alta concentração de ácido fólico: Já mencionamos aqui no site como o ácido fólico é importante para a sua saúde.

– É rico em gorduras boas para a saúde: O abacate possui gorduras boas que são saudáveis para o organismo. Promovem a saciedade e evitam doenças cardíacas.

– Pode evitar doenças causadas pelo excesso de açúcar no sangue: As gorduras boas e fibras do abacate são responsáveis por regular os níveis de açúcar no sangue. Isto evita picos de insulina que provocam o armazenamento de gorduras e aumentam a fome.

– É rico em anti-inflamatórios e antioxidantes naturais: pode prevenir o envelhecimento precoce das células. O potássio e o magnésio presentes no fruto protegem o coração contra doenças. Ele contêm mais potássio que a banana.

– Pode ser um ótimo hidratante para os cabelos: O abacate pode se tornar um ótimo aliado de quem sofre com cabelos secos e sem brilho. Seu alto teor de vitaminas e gorduras promove uma verdadeira hidratação nos fios sem a agressão causada por produtos químicos.

Os principais benefícios do abacate para a saúde
Os principais benefícios do abacate para a saúde

– Pode melhorar a absorção de outros nutrientes: Ao consumir o abacate com outros alimentos bons para a saúde, os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelo organismo.

– Pode revitalizar a pele: A vitamina E presente no abacate é um ótimo nutriente para revitalizar e manter a saúde da pele.

É importante informar que esses benefícios do abacate para saúde precisam de mais estudos que sejam feitos com placebo, para que possamos ter detalhes sobre quantidade necessária de abacate para obter cada benefício. Atualmente os benefícios descritos são relativos à sua composição.

Receitas com abacate

Como você pode ver, os benefícios do abacate para a saúde são inúmeros. A lista é maior do que a que apresentamos para vocês e para ajudar a incluir o fruto na sua alimentação, confira algumas receitas com abacate que você pode preparar em casa.


3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. […] – Alimentos ricos em magnésio e potássio são ótimos aliados para diminuir a cólica menstrual: A banana é uma ótima fonte natural rica em potássio. O potássio ajuda a melhorar a circulação sanguínea e diminuir as dores em todo o corpo. Já um alimento rico em magnésio é o abacate. Veja também os benefícios do abacate para a saúde. […]

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.