Saúde e Beleza

Benefícios do alecrim para a saúde

Você sabe quais são os benefícios do alecrim para a saúde? Esta plantinha da região do Mediterrâneo usada em todo o mundo para o preparo de pratos e também de chás, além de dar um aroma todo especial faz com que o ser humano ganhe saúde com o seu consumo.


É rico em nutrientes como a vitamina A, vitamina C e vitamina K. Esta combinação ajuda a melhorar a saúde dos olhos, previne infecções, tem efeito antioxidante, melhora a imunidade, evita o envelhecimento precoce da pele, evita derrames e contribui para a fixação do cálcio nos ossos. Mas não é apenas isso.

Outros benefícios do alecrim para a saúde

Ajuda na prevenção do câncer: O alecrim tem um composto chamado carnosol, que já foi estudado pela medicina e comprovado que ele tem uma boa eficácia contra co câncer de mama, próstata, cólon, leucemia. Esta substância pode ajudar a reduzir em até 76% o agente cancerígeno.

Alivia os mais diversos tipos de dores: O chá de alecrim é um potente agente para aliviar a enxaqueca e o óleo proveniente do alecrim pode ser aplicado para tratamento de doenças como artrite e outras dores musculares. Quem sofre de enxaqueca, pode preparar um vapor fervendo um pouco de água na panela com ramos de alecrim. Procure inalar este vapor por cerca de 10 minutos.

Benefícios do alecrim para a saúde

O simples alecrim traz uma série de benefícios para a saúde. Foto: GettyImages

Melhora a memória: O alecrim possui propriedades neuro-protetoras. Elas ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer e também a perda natural de memória que vem com o envelhecimento.

Melhora a circulação sanguínea: Muitos acreditam que o alecrim pode contribuir para uma melhor circulação sanguínea, evitando assim inchaços e outras doenças.

Ajuda na perda de peso: O alecrim tem ação diurética, evitando a retenção de líquidos que causam inchaços.

Ajuda a reduzir os gases: Funciona como um remédio natural para a diluição dos gases que causam desconfortos e cólicas.

Tem ação expectorante: Ele combate o vírus da gripe e funciona como expectorante. Elimina secreções que podem levar a doenças mais graves.

Diminui o estresse: O chá de alecrim é um poderoso calmante, melhorando também o humor.

Como consumir o alecrim

Você pode usar o alecrim no preparo de alimentos. A versão fresca funciona como um ótimo tempero para frangos, carnes e ensopados em geral. Uma outra maneira de consumir a planta é através de chá. Para preparar, basta ferver a quantidade desejada de água e colocar o alecrim por cinco minutos em infusão. Depois deste tempo, basta consumir o chá normalmente. Não se deve consumir mais do que quatro xícaras de chá de alecrim por dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!