Saúde e Beleza

Benefícios do atum para a saúde

O atum é um peixe muito nutritivo e versátil. Sua versão enlatada, muito popular em qualquer lugar do mundo, não faz mal para a saúde, desde que seja consumido sem exageros. É uma opção saudável, principalmente para aqueles dias em que não estamos com muita vontade de cozinhar, mas queremos uma refeição saudável. Confira abaixo os benefícios do atum para a saúde e entenda porque é recomendável inserir este peixe com mais frequência na sua alimentação.


Os principais benefícios do atum para a saúde

– Aumento de energia: O atum é um peixe riquíssimo em vitaminas do Complexo B. Estas colaboram para o aumento de energia do corpo.

– Melhora o humor: A quantidade de ômega 3 presente no peixe colaboram para a produção de hormônios que interferem diretamente no bom humor. Um deles é a serotonina, que traz uma sensação de bem estar. Também acaba sendo um grande aliado para evitar a depressão.

Benefícios do atum para a saúde

Tanto a versão enlatada como a natural, oferecem os mesmos benefícios para o organismo.

– Ajuda a eliminar componentes nocivos do nosso corpo: O selênio presente no atum produz agentes antioxidantes que são necessários para eliminar as toxinas do corpo. Isto facilita o trabalho do fígado, por exemplo. O selênio ainda colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

– É um bom alimento para pessoas que sofrem com diabetes: Por ter um alto teor de gorduras saudáveis e ser rico em Ômega 3, ele colabora para uma melhor resposta do corpo na produção de insulina. Também colabora para a produção de leptina que ajuda a controlar o apetite e consequentemente, o aumento de peso.

– Previne doenças degenerativas: O atum é um alimento que colabora para reduzir as chances de doenças degenerativas e evita a inflamação das artérias. Permitindo uma melhor circulação de sangue pelo corpo.

– Colabora para a redução da pressão arterial: É um alimento rico em potássio. Este é essencial para a dilatação dos vasos sanguíneos e assim evitar a hipertensão.

– Ajuda no aumento de massa muscular: O atum se tornou um verdadeiro “queridinho” daqueles que trabalham para aumentar a massa muscular. O atum é fonte de proteína de qualidade. São cerca de 23g de proteína para cada 100g do peixe.

Qual a melhor forma de consumir o atum, fresco ou enlatado?

É claro que é sempre bom consumir o alimento natural. Mas se não for possível, você também consegue os benefícios do atum para a saúde ao consumir a versão enlatada. É claro que como tudo, não se deve ter exagero. Não é um alimento que se deva consumir todos os dias, mas sim algumas vezes por semana.

Para facilitar a sua vida, confira algumas receitas com atum para você testar na cozinha.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários