Saúde e Beleza

Benefícios do azeite de oliva para a saúde


O azeite de oliva é um óleo extraído a partir das azeitonas, que são frutos colhidos da oliveira, uma típica árvore da região mediterrânea. Durante a produção, as azeitonas são lavadas, moídas, prensadas e centrifugadas. O resultado do processo é este óleo de baixa acidez, muito usado nas receitas. Além disso, o azeite é muito benéfico em outras áreas. São muitos os benefícios do azeite de oliva para a saúde. Entenda porque você deve consumir este óleo ao invés dos refinados de sementes.

Os principais benefícios do azeite de oliva para a saúde

Antes de mais nada é bom sempre prestar atenção ao comprar o seu azeite. Você deve sempre olhar a lista de ingredientes. O verdadeiro azeite é aquele que foi obtido somente a partir da azeitona. Existem muitos produtos no mercado que são óleos extraídos de azeitonas misturados com outros produtos de origem refinada ou apenas óleos comuns, como o de soja.

Por ser um produto de origem natural, ele traz uma série de benefícios para a saúde. Dentre os quais podemos destacar:

– Rico em gorduras monoinsaturadas que são benéficas para a boa saúde do organismo. Não afetam os níveis de colesterol ruim (LDL) e são excelentes aliadas na produção do bom colesterol (HDL).

– Rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante que colabora para a boa saúde das células. Estes mesmos antioxidantes também colaboram para uma boa saúde do coração, evitando o estreitamento e o entupimento de vasos sanguíneos.

Benefícios do azeite de oliva

Benefícios do azeite de oliva para a saúde

– Colabora para o emagrecimento: O azeite de oliva promove a saciedade. Por isso vai muito bem em saladas e outros pratos. Por isso pode ser usado tranquilamente por pessoas que estão em dietas para perda de peso.

– As gorduras monoinsaturadas também colaboram para uma melhor atividade do cérebro, evitando desequilíbrio das funções do sistema nervoso.

– Colabora para evitar o diabetes: Por promover uma maior saciedade, ser uma gordura saudável, ela evita picos de produção de insulina e ajuda a controlar a diabetes tipo 2.

Além dos benefícios do azeite citados acima, ele pode ter até uso medicinal. Uma forma é usá-lo como remédio caseiro para micose nas unhas.

Como consumir o azeite de oliva

Você pode usá-lo como quiser. Seja no preparo dos alimentos (refogados, assados) ou então em saladas. Outra dica para deixar os seus pratos ainda mais saborosos com azeite é aromatizá-los. Veja como aromatizar azeite.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comentários