Saúde e Beleza

Benefícios do tomate para a saúde

O tomate é um fruto muito popular no Brasil. Isto acontece devido as inúmeras possibilidades de preparo do mesmo. Você pode comê-lo in natura, preparar molhos, saladas, desidratar, enfim, basta usar a imaginação para criar os pratos. Mas você sabe quais são os benefícios do tomate para a saúde? Então vai descobrir agora.


Os principais benefícios do tomate para a saúde

O tomate é rico em licopeno, que é carotenóide natural responsável pela coloração vermelha não só do tomate, mas também da melancia, goiaba e outros alimentos. Veja outros benefícios que você pode ganhar ao ingerir o tomate regularmente.

É um antioxidante natural

O licopeno presente no tomate é um dos mais potentes antioxidantes naturais. Os antioxidantes são responsáveis por evitar o envelhecimento precoce das células.

Previne o aparecimento do câncer

Os antioxidantes em conjunto com os fitonutrientes presentes no tomate contribuem para a redução no risco de desenvolvimento do câncer, principalmente os de próstata e pulmão.

Benefícios do tomate para a saúde

Benefícios do tomate para a saúde

Contribui para a saúde do coração

A vitamina C juntamente com o licopeno melhoram a saúde cardiovascular, proporcionando uma melhor circulação de oxigênio para a corrente sanguínea. Ainda ajuda na redução do colesterol ruim do sangue.

Melhora a saúde dos ossos e regula a pressão arterial

O potássio presente no fruto é um ótimo agente para regular a pressão arterial e evitar o desgaste precoce dos ossos.

Melhora a saúde dos olhos

O tomate é rico em vitamina A, um agente importante para a saúde dos olhos.

Regula o diabetes

Uma das maneiras de regular o diabetes naturalmente é através da alimentação e o tomate é rico em cromo, que ajuda a manter os níveis de glicose regulares.

Contribui para o emagrecimento

É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva os níveis de insulina e evita o acúmulo de gordura. Ele ainda aumenta a produção de carnitina que acelera o processo de queima de gordura.

Fortalece o sistema imunológico

A presença da vitamina C no tomate contribui para reforçar o sistema imunológico, evitando doenças como gripes e resfriados.

Outros benefícios do tomate para a saúde são: prevenção de infecções urinárias, melhora na saúde da pele, dos dentes e dos cabelos, melhora a saúde do intestino, evita a osteoporose no período da menopausa e o licopeno ainda ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Como consumir o tomate?

Conforme mencionamos no início, o tomate pode ser consumido de inúmeras maneiras. Veja algumas receitas com tomate e prepare a que mais lhe agrada. O importante é fazer o consumo regular para você receber todos os benefícios do tomate para a saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários