Saúde e Beleza

Como controlar a diabetes naturalmente

Controlar a diabetes não é uma tarefa fácil, principalmente para quem acaba de descobrir a doença. Mas tomando certos cuidados e tendo uma alimentação mais regrada, é possível controlar a diabetes de maneira menos complicada.


Como controlar a diabetes todos os dias

Como controlar a diabetes

Manter a glicemia em índices normais é fundamental para evitar complicações da diabetes.

O importante é sempre seguir as orientações do seu médico. Muitas pessoas “relaxam” quando verificam que suas medições de glicose estão em níveis aceitáveis. Elas acabam não tomando os medicamentos ou fazendo a sua alimentação corretamente.

Alguns passos a seguir para manter seus índices controlados são os seguintes:

– Verificar o índice de glicose no sangue no mínimo três vezes por dia, antes das principais refeições ou de acordo com a orientação do seu médico. As refeições devem ser definidas de acordo com a sua glicemia.

– Procure fazer exercícios físicos diariamente, mesmo que uma caminhada leve. Exercícios ajudam no controle de peso e manter-se no peso ideal também evita o aumento da glicemia.

– Incluir alimentos bons e com baixo índice glicêmico nas refeições.

– Evitar alimentos que possuem o índice glicêmico muito alto como o açúcar, mel, açúcar mascavo, geleias, sorvetes,  carboidratos refinados como por exemplo, arroz, biscoitos, bolos e outros produtos feitos com farinha de trigo branca, refrigerantes e sucos. Mesmo os sucos naturais de fruta possuem uma alta quantidade de frutose, que no organismo acaba causando o aumento da glicose.

– Faça os exames recomendados pelo médico regularmente. Não falte as consultas pois elas são importantes para decidir os rumos do tratamento.

Alimentos indicados para quem quer controlar a diabetes

Conforme mencionamos no início, a alimentação é um dos pilares para controlar a diabetes naturalmente. Alguns dos alimentos que podem constar na sua dieta são: legumes, frutas (de preferência com casca), carnes como frango, peixes (salmão, sardinha) e até mesmo carnes vermelhas em quantidades moderadas, feijões, grão de bico, vegetais verdes (que também são muito ricos em cálcio), gengibrefarinha da casca de maracujá, dentre outros. Uma alimentação baixa em carboidratos refinados é uma grande aliada no combate a doença.

Aprenda como fazer receitas específicas para diabéticos

Quais os sintomas da diabetes

Alguns dos sintomas da diabetes são facilmente notados como: vontade de urinar diversas vezes durante o dia, sede excessiva, cansaço extremo, perda de peso sem motivo aparente, fome (mesmo após as refeições), visão turva e embaçada, demora na cicatrização de feriadas. Se você tem algum destes sintomas, o ideal é procurar um médico e solicitar exames.

Lembre-se que a diabetes é uma doença que não tem cura. Portanto todo o cuidado é fundamental para não gerar complicações como doenças renais, lesões nos pés e membros inferiores e infecções oportunistas. Em caso de dúvidas, procure ajuda profissional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

7 Comentários