Benefícios do óleo de gergelim para a saúde

O gergelim é um alimento que além de saboroso, pode colaborar muito para uma boa saúde. Os benefícios do óleo de gergelim, por exemplo, são tantos e ele é tão versátil, que não existe motivo para não incluí-lo na alimentação.


As sementes são extremamente ricas em vitaminas, minerais e ácidos graxos. Já o óleo perde um pouco destas propriedades durante a prensagem, mas nem por isso deixa de ser nutritivo. Ele é uma fonte de vitamina K, fitoesteróis, Ômega 6 e Ômega 3.

Os principais benefícios do óleo de gergelim para a saúde

Benefícios do óleo de gergelim para a saúde

Ele melhora a saúde dos cabelos

Além de escurecer a cor dos cabelos, ele evita o envelhecimento prematuro dos fios, melhora a circulação e a hidratação do couro cabeludo. É um ótimo aliado para melhorar a saúde dos fios principalmente após a realização de processos químicos muito agressivos. Para quem sofre com piolhos, em conjunto com outras substâncias, ele pode ajudar no tratamento evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Diminui os sintomas de ansiedade e depressão

O óleo de gergelim possui um aminoácido chamado tirosina. Ele colabora para a liberação de serotonina no cérebro, melhorando o humor e a sensação de bem estar. Por ainda ser rico em magnésio, ele ainda colabora para fortalecer o sistema nervoso no geral.

Tem ação anti-inflamatória

Um dos grandes benefícios do óleo de gergelim para a saúde é justamente a sua ação anti-inflamatória. Ele também colabora para aliviar os sintomas de doenças como gota e artrite, além de reduzir o inchaço das articulações e fortalecer os ossos.

Melhora a saúde cardiovascular

Por ser rico em gorduras boas e também em Ômega 3 e Ômega 6 e também em lecitina, o óleo de gergelim ajuda a evitar o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e também a eliminar as gorduras já presentes.

Benefícios para a pele

O óleo de gergelim é ótimo para revitalizar a pele e também pode ser usado em tratamentos contra a flacidez e a celulite. É também um ótimo hidratante natural para a pele. O quando mais você evitar de produtos químicos, melhor.

Colabora para a saúde do fígado e fortalece o sistema imunológico

O gergelim possui em sua composição o Zinco e o Selênio. O primeiro é importante para fortalecer o sistema imunológico e regular a produção de insulina pelo organismo. Já o Selênio é importante para a saúde do fígado e também para regular os hormônios da tireoide.

Viram como são muitos os benefícios do óleo de gergelim para a saúde? Aproveite para adotar este produto nas suas receitas. Além do ótimo sabor, também estará ganhando saúde sem fazer esforço.

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.