Saúde e Beleza

Tratamento caseiro para piolhos e lêndeas

O piolho é uma verdadeira dor de cabeça principalmente para mães que tem filhos em idade escolar. Estes insetos habitam o couro cabeludo se alimentando de sangue, restos de epiderme e secreções sebáceas. Felizmente existe tratamento caseiro para piolhos e lêndeas, mas em casos mais graves, deve-se sempre buscar um tratamento especializado.


Como fazer tratamento caseiro para piolhos e lêndeas

Quais os principais sintomas do aparecimento de piolhos?

Geralmente os primeiros sinais do aparecimento destes parasitas são a coceira intensa na cabeça e uma irritação no couro cabeludo. Em alguns casos podem aparecer manchas vermelhas e erupções na nuca e atrás das orelhas. Quando o caso já é muito grave, pode até acontecer o aumento dos gânglios linfáticos, que são as famosas ínguas.

Os primeiros sintomas podem aparecer até depois de dois meses do primeiro contato. Em crianças, geralmente acontece na escola, mas os adultos não estão livres deste mal. Por isso, se chega um aviso da escola informando sobre um caso de piolho, todos os pais devem ter atenção e iniciar o processo de prevenção e tratamento.

Dicas de tratamento caseiro para piolhos e lêndeas

Loção preparada com arruda: Pegue 20 gramas de folhas de arruda e deixe em infusão por 10 minutos em um litro de água fervente. Quando estiver morno, coe e aplique no couro cabeludo com auxílio de um algodão. Deixe agir por 30 minutos, lave o cabelo em seguida e passe o pente fino para remover os insetos mortos e lêndeas.

Loção preparada com vinagre: Em um copo, coloque uma parte de vinagre e duas de água. Aplique esta solução nos cabelos e enrole a cabeça com uma toalha por meia hora. Lave em seguida os cabelos com um shampoo específico para combate aos piolhos. Seque os fios de preferência com um secador e passe o pente fino em seguida.

O pente ideal para remover piolhos mortos e lêndeas:

O pente ideal para que você faça a remoção dos piolhos mortos e lêndeas é um de aço inoxidável que pode ser comprado em farmácias ou lojas de produtos para cabelos. Deve ser igual ou parecido com o da foto abaixo:

Tratamento caseiro para piolhos e lêndeas

O tratamento caseiro para piolhos e lêndeas deve ser feito todos os dias por pelo menos sete dias. Após passar o pente fino, sempre faça a higienização do mesmo com vinagre e água quente para que as lêndeas não sobrevivam.

Se após todos estes procedimentos ainda for possível encontrar uma grande quantidade de lêndeas, pode ser necessário usar remédios orais como a ivermectina. Jamais use qualquer medicamento sem o conhecimento do pediatra da criança. Somente ele também pdoe indicar a posologia do medicamento a ser tomado. Se a criança for alérgica a alguma substância, o cuidado deve ser redobrado.

É necessário também lavar e substituir todas as roupas de cama e toalhas diariamente. Estas devem ser lavadas com água quente e passadas a ferro.

Por fim, enquanto estiver com piolhos, a criança não deve frequentar a escola e fica a cargo do responsável informar a diretoria da mesma para que os outros pais e mães fiquem de olho em seus filhos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários