Como se cadastrar no Encceja


Como se cadastrar no Encceja? O Encceja é o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, um programa do governo para certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio no Brasil. Neste post explicaremos como realizar inscrição no Encceja, quais pré-requisitos solicitados e como verificar resultado.

Como se cadastrar no Encceja

O Encceja é um exame gratuito destinado a jovens e adultos que não puderam completar seus estudos no fundamental e médio na idade apropriada. Cada ano o exame gratuito acontece em um mês diferente, por isso é importante ficar de olho no site oficial. Em 2017 ocorreram em outubro, mas em 2019 vão acontecer em agosto.

Como se cadastrar no Encceja
Como se cadastrar no Encceja

Para fazer sua inscrição no Encceja acesse esta página de primeiro acesso. Digite seu CPF e data de nascimento, clique em “Enviar”. Depois preencha os campos com seus dados pessoais, tenha calma e conclua o cadastro, você receberá uma senha para login na página do participante.

Quais pré-requisitos para cadastrar no Encceja?

Jovens de 15 anos completos podem participar do programa de certificação para fazer as provas para nível fundamental e receber o diploma de conclusão deste nível caso passe na prova. No caso do nível médio é preciso ter idade mínima de 18 anos.

São aplicadas as seguintes provas para as quais você precisará estudar:

  • Ensino Fundamental
    • Ciências da Natureza
    • História de Geografia
    • Língua Portuguesa
    • Matemática
  • Ensino Médio
    • Ciências da Natureza
    • Ciências Humanas
    • Linguagens
    • Matemática

Provas antigas e materiais para estudo

Nesta página oficial você pode visualizar e fazer download de todo material para estudar para as provas, tanto do nível fundamental quanto do médio.

Quem quiser estudar também pelas provas antigas, pode baixar todas as provas e gabaritos nesta página.

Qual nota precisa tirar no Encceja?

De acordo com o edital de 2019, o participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação.

Para atingir a proficiência na área de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deverá obter também pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação.

Como ver os resultados no Encceja?

Para saber se você passou e vai receber a certificação basta fazer login na sua página de participante neste link. Digite CPF e senha que criou quando fez sua conta, selecione a figura que ele solicita e clique em “Enviar”. Na sua página aparecerão as informações sobre o resultado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.