Como cancelar cartão RioCard (Passo a Passo)

Se seu cartão RioCard for perdido ou roubado, você deve cancelá-lo e pagar um valor de R$ 26,60 referente a segunda via do cartão que será gerada. É importante cancelar para não correr o risco de usarem o cartão com seu nome. Confira agora como cancelar cartão RioCard e solicitar segunda via.

Quem tiver boletim de ocorrência do roubo ou furto, poderá solicitar isenção da cobrança de taxa de 26,60 reais.

Quem não tiver internet, entre em contato com a Central de Relacionamento RioCard pelo telefone (21) 2127-4000 e solicite imediatamente o cancelamento do cartão.

Como cancelar cartão RioCard

Cancelando RioCard roubado ou perdido

Faça login com seus dados no site do RioCard https://www.cartaoriocard.com.br.

“No menu superior azul clique em Cartões” (1) e em seguida “Cancelar cartões” (2).

Como Cancelar Cartão RioCard 1

“Irá abrir a página de cancelamento, clique em Incluir cancelamento”.

Como Cancelar Cartão RioCard 2

“Digite o número do cartão que quer cancelar (1), se não souber pode pesquisar pelo nome de usuário. Escolha o motivo (2) pelo qual está cancelando o RioCard. Quando tiver certeza que está tudo correto, desça a tela toda e clique em Avançar” (3).

Como Cancelar Cartão RioCard 3

“Quando clicar em continuar, aparecerá a página de confirmação do cancelamento, com o valor a ser pago. Cada cartão cancelado gera um valor de R$ 26,60 a ser pago pelo usuário, para solicitação da segunda via. Para terminar clique em “Efetuar pagamento” e, em seguida, Confirmar”.

“Abrirá a página de impressão do boleto para pagamento, clique em Imprimir boleto bancário”.

imprimir boleto bancário cancelamento RioCard

Ele pode ser pago em qualquer agência bancária no prazo de até 45 dias. Somente após confirmação do pagamento, o cartão estará efetivamente cancelado. O prazo para o cancelamento do cartão roubado ou perdido é de 48 horas.

“Se necessário, o boleto pode ser gerado depois clicando em Gerenciar Pedidos de Cancelamento” > “Boleto”.

Informações importantes

Para recuperar os créditos do cartão RioCard cancelado, assim que chegar a segunda via, você deve desbloqueá-la no site www.cartaoriocard.com.br. Em seguida entre em “Meus Pedidos”, selecione “Opções de Transferência do saldo do cartão cancelado para segunda via”, em seguida selecione o usuário desejado, clique em “Avançar” e depois em “Encerrar” para concluir. Ao ser confirmado, os créditos são liberados no novo cartão em até 48 horas.

Outra informação importante é que cartões não utilizados por mais de 120 dias são bloqueados por segurança. O desbloqueio só pode ser feito nas Lojas RioCard.

34 Comentários

  1. Perdi meu rio card ,minha patroa pediu para eu cancelar ,eles pediram a segunda via ,e pagaram o cancelamento deppois ,agora estao me cobrando q tenho q pagar a segunda via eo cancelamento ,isso e certo ,,falei para o rh cancelar falaram q nao tinha a senha ,mas na hora de pedir o cartao, 20 dias depois apareceu

    1. Olá Cristiane
      De acordo com o site oficial, apenas a 2ª via é cobrada, 28,35 reais.

      Acredito que não existe cobrança para cancelamento, pois em nenhum momento eles especificam isso no site. Se a sua patroa já
      pagou a segunda via, não era para cobrarem novamente de você. Tente falar com eles por 21 2127-4000 ou WhatsApp no mesmo numero. Se não conseguir, procure uma das agências para explicar o ocorrido. Mas você precisará comprovar que a 2ª via já tinha sido paga.

  2. Boa tarde, meu cartão é vinculado a uma empresa que desapareceu, eu não consigo entrar em contato com eles para efetuarem o desvinculamento, se eu cancelar esse cartão de vez, eu deixo de ter meu cpf vinculado ao bilhete único para que a minha nova empresa possa pedir um novo?

    1. Olá Laís
      Acredito que não, pois somente a empresa pode cancelar o cartão, seu CPF vai continuar preso ao da empresa. Dê uma ligada para o RioCard para saber se tem alguma maneira de você remover este vínculo, provavelmente terá que levar alguma documentação para eles para provar que a empresa não existe mais.

  3. Boa tarde!!! Eu perdi o bilhete único que minha empresa forneceu. Liguei para a agência riocard e cancelei o cartão. Eu preciso do protocolo do atendimento que recebi sobre o cancelamento para enviar o mesmo pra minha empresa, mas como foi tão rápido eu não consegui anotar. Preciso desse protocolo, já tentei ligar e falar com algum atendente mais fica tocando uma música, depois troca de música e nada do atendente entrar na linha. Como faço para pegar esse protocolo????

    1. Olá Nilvan
      Só entrando em contato com eles mesmo, a atendente terá que procurar sua solicitação no sistema para ver o número do protocolo.
      Tente novamente, não desista não.
      Abs

  4. Perdi o rio card da antiga empresa e consegui um novo emprego. preciso fazer o cancelamento desse rio card para fazer outro. Como cancelo? sou eu que solicito o cancelamento ou é a antiga empresa?
    Ja liguei para o 2127-4000 mas nao consigo cancelar

    1. Olá Ana
      É a antiga empresa que precisa cancelar, não tem como você cancelar.
      O melhor é entrar em contato com a antiga empresa e pedir para resolverem o problema.

  5. Tentei cancelar meu bilhete único pra poder pedir a segunda via mas estão me pedindo lógin já coloquei meu email é senha e até agora nada não consigo cancelar

    1. Olá Alex
      É só seguir a dica acima, se você tiver feito cadastro no site. Se não fez, entre em contato com eles pelo telefone (21) 2127-4000 e explique que foi roubado. É importante avisar do roubo senão a pessoa poderá ficar utilizando o cartao com seu nome.
      Abs

    1. Olá Ricardo
      Tem que esperar 48 horas após o pagamento para o RioCard receber a confirmação de que você pagou o valor. Depois é só acessar o site e pedir um novo cartão ou então ligar e falar direto com o suporte por telefone.
      Abs

  6. Como cancelo meu antigo rio card escolar QUE perdi ? Já liguei e A mulher mandou eu cancelar o antigo pra pedir um novo,mas pra fazer como está aí Só tem as opções de bilhete único

    1. Olá Antonia
      Se você não está conseguindo visualizar o cartão no site então o melhor é comparecer a uma das agências do RioCard e pedir para eles cancelarem o cartão antigo. Explique que não tem mais ele e que não está conseguindo cancelar pelo site. Eles terão que cancelá-lo para você.
      Abs

  7. A empresa a qual vou trabalhar não está conseguindo vincular meu cpf a ela, então liguei para a central rio card e eles me falaram que somente cancelando o cartão eu iria conseguir desvincular meu cpf do cartão. logo, eu cancelei o cartão e estão me cobrando quase 27 reais. gostaria de saber se, ao final disso, a empresa conseguirá realmente vinculá-lo. desde já, obrigada.

    1. Olá Gabriela
      Acredito que sim. Pois eles explicam que o cartão está vinculado ao seu CPF, realizando o cancelamento você não terá mais cartões vinculados ao seu CPF, a empresa deve conseguir realizar o cadastro normalmente. O usuário pode solicitar isenção desta taxa em casos de roubo ou furto, nos outros casos é preciso pagar para realizar o cancelamento.
      Após pagar a taxa entre em contato com o RioCard para ter certeza que o cartão que estava ligado ao seu CPF foi cancelado.
      Abs

  8. Fiz um bilhete único intermunicipal em janeiro de 2011, perdi pouco tempo depois, tentei fazer o cancelamento e não consegui então larguei prá lá, agora verificando o meu cpf constatei que o meu bilhete está ativado e em uso, preciso fazer outro agora mas meu cpf já tem cadastro em um, aquele que eu perdi, que que eu faço gente?

    1. Olá Heloísa
      Se ele está em uso pode ser que alguém tenha encontrado o bilhete e ficou usando. Você pode reportar o roubo em um dos postos do Bilhete Único e solicitar segunda via, mas terá que pagar uma taxa pela não devolução do cartão de quase 27 reais. Se não quiser pagar esta taxa de 27 reais você pode registrar BO na polícia, depois com o BO em mãos compareça a um dos postos do Bilhete Único e solicite um novo bilhete único.

      Não deixe este bilhete ficar sendo usado com seu CPF se não é você quem está usando. É muito importante que solicite imediatamente o cancelamento do Bilhete que foi roubado. Você pode ligar para 21 2127-4000 ou acessar o site http://www.cartaoriocard.com.br/paravocê. O prazo para o cancelamento físico é de até 48 horas.

      Abs

    1. Olá Cláudia
      A única maneira seria ligando para o telefone do RioCard (21) 2127-4000, mas não tenho como confirmar se eles anulam a solicitação de cancelamento, talvez não seja possível desfazer o processo.

  9. possuo cartão rio card bilhete único bloqueado e não consigo pegar outro, não sei o número do cartão, fui furtado e possuo “bo”. meu
    cpf: 3XX.XXXXXX-X9. como proceder neste caso.

    1. Ola Otávio
      Acredito que você tenha que comparecer a uma agência do RioCard e solicitar o cancelamento. Eles poderão encontrar o seu cartão pelo seu CPF, será preciso apresentar o BO para comprovar que foi roubado.
      Caso queira verificar antes de ir ao local, ligue para o número (21) 2127-4000 e pergunte quais agências ffazem este tipo de cancelamento.

  10. Gostaria de saber, se preciso pagar a taxa de 26,60 do cancelamento do B.Ú , Já que a empresa disse que eu tenho que cancelar o meu,que é pessoal,para que a empresa possa solicitar um novo pra mim? Pois não posso ter outro no meu nome

    1. Olá Daniel

      Acho que tem que pagar sim, tente realizar o processo de cancelamento, se aparecer é por que não tem jeito. Eles até avisam no “Perguntas e Respostas” do site:”O que acontece se o comprador não pagar o boleto referente ao cancelamento de um cartão? O comprador não poderá efetuar cancelamentos futuros.”

      Qualquer coisa ligue para o 21 2127-4000 eles poderão informar se tem alguma maneira de não pagar este valor.
      Abs

  11. cANCELEI meU RIOCARD PELO SITE E EFEITUEI O PAGAMENTO DO BOLETO QUE FOI GERADO. cOMO FAÇO PARA SOLICITAR UM NOVO CARTÃO? jÁ PROCUREI NO SITE E NÃO ACHO.

    1. Olá Fernanda
      Nesta página aparece a opção “Comprar cartão”, acredito que você tenha que comprar primeiro por aqui para depois adicionar na sua página.
      https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraVoce
      Dentro de “Produtos” tem que clicar em “Comprar cartão” no cartão que quiser comprar. Depois vai aparecer a página para login com os dados.
      Abs

  12. Boa noite eu esqueci meu login e meu cpf nao quer entra pq gostaria de cancelar meu bilhete unico como que eu faço

    1. Olá Acaciano
      No seu caso será preciso trocar o email da conta. Para isso somente comparecendo a uma das lojas Rio Card levando original e cópia da identidade e CPF, original e cópia do comprovante de residência (em nome da própria pessoa), nome, telefone fixo e celular, motivo de solicitação da troca.
      Nesta página você pode conferir os endereços das lojas https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/ondeestamos
      Abs

    1. Olá Francisco
      Se não conseguir encontrar entre em contato novamente com o RioCard por telefone e explique que não recebeu o email.
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *