Como cancelar passagem na Útil
Como cancelar passagem na Útil? Desistiu de viajar com a viação Útil e gostaria de cancelar a passagem para ter reembolso? A seguir explicamos como é o cancelamento de passagens na Útil, prazos e se é possível cancelar pela internet ou telefone.
A viação Útil é uma empresa de transporte rodoviário fundada em 1930 para fazer ligação do Rio de Janeiro com a cidade de Petrópolis. Posteriormente expandiu para outros destinos, entre eles a cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais. Atualmente fazem viagens para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Como cancelar passagem interestadual na Útil
No caso de passagens interestaduais é possível realizar o cancelamento com até três horas antes do horário da viagem. É preciso pagar taxa de cancelamento de 5% em cima do valor pago. O reembolso da passagem pode ser feito em até 60 dias.
Se você comprou a passagem pelo site da Útil, acesse esta página do Meu Pedido, entre com e-mail, CPF e código localizador que está escrito no comprovante que você recebeu no e-mail. Na página mostrando a passagem aparecerá a opção para cancelamento, clique no botão “Cancelar” e prossiga.
Se você comprou a passagem no guichê da empresa ou agentes terceirizados, o titular da passagem terá que comparecer na bilheteria da Útil na rodoviária e solicitar o cancelamento. É preciso apresentar documento de identificação com foto e o bilhete impresso com todas as vias. Se passar do limite de três horas, você só poderá remarcar a passagem para outro dia no mesmo percurso.
De acordo com o site da Útil, até 3 horas antes do horário é possível trocar a passagem sem cobrança de multa. Após o limite, a troca pode ser realizada uma única vez, desde que a pessoa pague 20% sobre o valor da passagem. Se houver mudança de categoria para uma melhor, o passageiro deve pagar a diferença. Se houver mudança para categoria inferior, a viação devolve a diferença ao passageiro. Não é permitido trocar itinerário neste caso.
Cancelamento de passagem intermunicipal (RJ)
No caso de passagens para dentro do município do Rio de Janeiro, é permitido realizar o cancelamento com até uma hora de antecedência do horário de partida. A pessoa pode remarcar para qualquer linha ou categoria, sem custo e com restituição/cobrança da diferença (se houver).
O processo de cancelamento é o mesmo especificado acima:
- Se você comprou pela internet acesse a página dos Meus Pedidos e faça login com seus dados. Depois confirme o cancelamento.
- Se você comprou no guichê ou agência, é preciso cancelar na bilheteria da Útil na rodoviária. O titular da passagem tem que levar documento pessoal com foto para realizar o cancelamento.